O World Travel & Tourism Council (WTTC) destacou a importância de os representantes da indústria promoverem fortemente o envolvimento dos jovens, a fim de alimentar o crescimento do setor das viagens e turismo globalmente, por meio de talento e inovação.
“O setor das viagens e turismo é um dos maiores do mundo, no qual cerca de 80% de todas as empresas são Pequenas e Médias Empresas (PME). É também um dos setores mais diversificados, empregando pessoas de todas as origens socioeconómicas, independentemente de idade, sexo ou etnia. Mais de 50% dos seus empregos são ocupados por mulheres e 30% por jovens”, refere o WTTC.
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, assegurou, no âmbito do Dia Internacional da Juventude (comemorado a 12 de agosto), que “o setor das viagens e turismo é um motor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico e a criação de empregos à escala global. Porém, devem ser fortalecidas ações que estimulem uma maior participação dos jovens que, com o seu talento e conhecimento do mundo cada vez mais dinâmico e moderno, agregam ao setor o seu potencial de desenvolvimento.”
O setor, que atualmente representa 9,2% do PIB global e sustenta um em cada 11 empregos em todo o mundo, está a registar um crescimento notável, superando a economia global.
Assim, Julia Simpson destaca que os jovens são um grupo social em crescimento e que, sem dúvida, representam uma “peça fundamental” no caminho para um setor mais conectado, diverso e sustentável.