É muito comum, especialmente nos países europeus, encontrar pessoas realizando seus trajetos a bordo de uma bicicleta. O fato de algumas cidades mais desenvolvidas possuírem quilômetros e quilômetros de ciclovias, além de serem lugares de geografia mais plana, facilita essa prática que, mais do que divertida, ainda é sustentável. O que é novidade, de uns tempos para cá, é reparar a presença de um veículo diferente transportando tanto moradores locais, quanto turistas.
Já ouviu falar do segway? O segway é um meio de transporte com duas rodas lado a lado, que se assemelha a um patinete elétrico. Trazido a público em 2001, essa plataforma funciona por meio de sensores e sistemas de controle que fazem o deslocamento a partir do equilíbrio daquele que o conduz, à medida que o condutor inclina seu corpo para a frente (aceleração) ou para trás (ré). Esse veículo elétrico atinge velocidade de até 20 km/h e é uma alternativa sustentável para viajantes explorarem os destinos.
Levando em consideração que mais da metade dos brasileiros (53%) agora planejam seus passeios turísticos para poder caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público, tendo como objetivo a sustentabilidade de suas jornadas, a Booking.com apresenta tours que são possíveis fazer, também, a bordo de um segway – e que podem ser reservados na plataforma de viagens. Mas antes de reservar, fique atento às regulações e orientações locais.
Madri, Espanha
Madri, capital da Espanha e localizada no centro do país, é considerada plana, com amplas avenidas e belos parques. O principal é o Parque do Retiro, um dos mais notáveis de toda a Europa e que abriga atrações turísticas memoráveis, como o Lago Principal, o Palácio de Cristal e o Misterioso Anjo Caído. A área, que até 100 anos atrás pertencia à Família Real, é hoje considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas em vez de conhecer o lugar a pé, os turistas têm a opção de realizar um passeio guiado a bordo de um segway para desfrutar dos icônicos pontos já citados e, ainda, parar no Monumento a Alfonso XII, El Parterre, El Estanque Grande del Buen Retiro, na Puerta de Felipe IV e no Observatório Real de Madrid.
Lisboa, Portugal
Se andar de bicicleta em ruas íngremes pode ser um desafio, de segway o turista não precisará fazer tanto esforço e ainda irá se divertir. Com um passeio guiado por Alfama, em Lisboa, o viajante conhecerá o bairro mais antigo da cidade e passeará por ruas medievais para visitar pontos turísticos famosos da localidade, como o Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa e a Igreja de Santo Antônio de Pádua. Além de apreciar a arquitetura e tirar muitas fotos, os participantes podem se deliciar com a culinária local, provando itens como o famoso pastel de nata, a sardinha em lata ou o licor de cereja. Ninguém esquecerá desse passeio entre ruas e vielas cheias de casas coloridas e mirantes com as vistas mais bonitas da cidade.
Berlim, Alemanha
Berlim, a “Cidade do Design” de acordo com título chancelado pela UNESCO, é uma metrópole diversa e inovadora que respira história. Palco de episódios marcantes da Segunda Guerra Mundial, a capital da Alemanha é famosa pelo episódio da construção de um muro que dividiu a cidade e foi derrubado em 1989. Hoje, o local desperta imensa curiosidade em turistas de todo o mundo e, pela geografia plana, convida esses viajantes a percorrer todo o território a bordo de bicicletas, a pé ou em tours de segway. Um desses passeios guiados passa por pontos turísticos importantes, como o Portão de Brandemburgo, o Memorial do Holocausto, Checkpoint Charlie, Gendarmenmarket e Alexander Platz.
Estocolmo, Suécia
Estocolmo é a capital da Suécia, construída em um arquipélago de 14 ilhas e o maior centro urbano, político, econômico e cultural do país. Sua arquitetura remete a épocas medievais, mas ao mesmo tempo valoriza edifícios modernos e uma vibe cosmopolita. Para o turista que deseja desbravar os pontos turísticos, é possível visitar inúmeros museus, conhecer lindas praças e parques e apreciar palácios. Inclusive, é possível fazer isso tudo a bordo de um segway em uma excursão guiada que passa por Gamla Stan (a Cidade Velha), o Palácio Real e Skeppsholmen e Kastellholmen, duas das ilhas de Estocolmo conhecidas por seus museus e atrações – além da vista panorâmica para o mar.
Nice, França
Localizada na Riviera Francesa, Nice é uma das cidades litorâneas mais charmosas da Europa. Situada na costa do Mar Mediterrâneo, a quinta maior cidade da França abriga luxuosos hotéis e alguns dos restaurantes mais famosos do mundo. Um dos lugares mais conhecidos de lá é a Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida de 7 km de onde parte um tour guiado de segway. Numa excursão de duas horas, o viajante poderá ver, ainda, a famosa Ópera de Nice e passear pelo centro histórico. Além dessas e outras atrações, ao final, os aventureiros podem subir a colina onde fica o Castelo de Nice e apreciar o belo cenário.
Milão, Itália
Capital mundial da moda e do design, a cidade de Milão é uma das joias italianas que não podem faltar em um roteiro pelo país. Além de ser referência em história e arte, o viajante que passa por lá tem a chance de se deliciar com vinhos e massas típicos da tão falada culinária da Itália. Por se tratar de uma cidade plana, é muito comum encontrar transeuntes caminhando ou andando de bicicleta. Mas também há na localidade um tour guiado de três horas e meia a bordo de um segway, onde se pode explorar os famosos pontos turísticos de Milão, como o Castello Sforzesco, a Porta Sempione, a Porta Nuova, a Porta Garibaldi, o Palazzo Brera, o Teatro alla Scala, o Palazzo Marino e muito mais.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 33.228 entrevistados em 35 países e territórios. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2023. Fotos: divulgação.