Um problema técnico de controle aéreo no Reino Unido está a provocar atrasos em voos na Europa esta segunda-feira, dia 28, afetando milhares de passageiros.
“Estamos a enfrentar um problema técnico e aplicamos restrições ao fluxo de tráfego para manter a segurança”, informou a britânica National Air Traffic Service (NATS), que se apresenta como líder na prestação de serviços de controlo de tráfego aéreo no Reino Unido.
“Os engenheiros estão a trabalhar para encontrar e resolver a falha”, disse um porta-voz da NATS, citado na imprensa britânica, sublinhando que “o espaço aéreo do Reino Unido não está fechado”.
Vários aeroportos no Reino Unido e companhias aéreas como a Ryanair e a easyJet alertaram os passageiros para a possibilidade de atrasos nos voos.
A situação está a provocar “atrasos significativos em voos por toda a Europa que viajam de, para ou através do espaço aéreo do Reino Unido”, afirmou a prestadora irlandesa de controlo de tráfego aéreo AirNav Ireland, citada pela “Reuters”.
Muitos passageiros recorreram às redes sociais para dizer que estavam presos em aviões na pista à espera de descolar ou retidos em edifícios de aeroportos, em Espanha, Portugal, Grécia e noutros locais, acrescenta a notícia da “Reuters”. Fonte: Presstur