Na agenda dos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), na semana de 29 de agosto a 03 de setembro, destaca-se a abertura da exposição Mario Cravo Jr – Legado – 100 anos no Museu de Arte Moderna da Bahia, em homenagem a um dos mais importantes artistas do movimento modernista das artes na Bahia.
A mostra, inaugurada nesta terça-feira (29) no Casarão do Museu, reúne 60 quadros pintados sobre madeira e tela, parte da coleção que foi doada ao Estado da Bahia, composta por pinturas, esculturas, desenhos e serigrafias produzidas nos anos 1980 até meados da década de 1990. Foto, crédito Geraldo Moniz – divulgação.
Na agenda do Museu de Arte Moderna da Bahia também estão disponíveis ‘Entreatos III – Fotografias’, Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições, além da coleção Lina Bo Bardi.
No Museu de Arte da Bahia, a mostra “Mancha de Dendê não sai – Moraes Moreira”, que apresenta a vida e obra de um dos artistas mais relevantes do país, tem lotado os espaços do MAB. Foto, crédito Caio Lírio- divulgação.
O Museu ainda conta com as exposições MAM no MAB e Entreatos do Acervo MAB, com referências dos primeiros acervos do museu, dentre outros eventos, a exemplos de concertos musicais.
No Centro Histórico
A narrativa de luta e resistência popular desde a redemocratização do Brasil está representada em Brasil Futuro: As Formas da Democracia que segue no Centro Cultural Solar Ferrão, acompanhada de Pelos Caminhos da Independência: Caboclo e Dois de julho: resistência e identidade popular na Bahia. Ainda na temática do Bicentenário, a exposição Dois de Julho no Tempostal – Um desfile de Liberdade pode ser conferida no Museu Tempostal, e Releitura da História em Azulejo permanece no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica.
Em Cabaceiras do Paraguaçu
No Parque Histórico Castro Alves, permanecem as mostras Uma Casa Sertaneja, Nossas Curvas não se Curvam, além de encontros literários sobre a obra de Jorge Amado. Localizado em Cabaceiras do Paraguaçu, o museu biográfico funciona em um espaço com 52 mil m² na Fazenda Cabaceiras, onde nasceu Castro Alves (14.03.1847 – 6.07.1871). O museu foi inaugurado em março de 1971, por ocasião do primeiro centenário da morte do poeta baiano.
Todos os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia têm entrada gratuita e horário de funcionamento de terça-feira a domingo, de 10h às 18h. Mais informações em www.ipac.ba.gov.br