* Por Duda Tawil, de Salvador da Bahia
A segunda edição do Festival Brasileiro Lavagem de Santo António de Lisboa entrou para o calendário de festividades do santo mais popular entre os católicos de todo o mundo, e acontecerá entre os dias 14 e 17 deste, no coração da capital portuguesa. Já faz parte da famosa “rentrée” de setembro.
O ato simbólico de lavar as escadarias acontecerá no mesmo dia em que se comemora na família franciscana as estigmas de São Francisco de Assis: 17 de setembro. Antônio, como santo franciscano, não poderia ter melhor dia para ser celebrado nesta manifestação de fé, devoção, convívio, tolerância, sincretismo religioso, o axé e a alegria típicos das manifestações populares de Salvador da Bahia, no Brasil.
A Ayô Associação de Arte e Cultura Brasileira, responsável pelas concepção e programação deste evento em Portugal, em parceria com Márcia Damasceno Promoções e Eventos, juntas apresentam os padrinhos oficiais do Festival Cultural Brasileiro “Lavagem de Santo António — Lisboa”.
São eles: a grande cantora portuguesa Carminho e o escritor, compositor, jornalista e produtor musical brasileiro Nelson Mota. Além da embaixadora do evento, a fantástica Lili Caneças, figura icônica da sociedade lusitana, que dispensa apresentações.
Dia a dia, eis a programação completa do evento:
Dia 14, quinta-feira
CONFERÊNCIA LAVAGEM DE SANTO ANTÓNIO e ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL
Tema: “Origens e Lusofonia“.
Com o objetivo de esclarecer junto ao público português tudo sobre este evento, propomos uma palestra para apresentar as origens das lavagens, a trajetória da pioneira na Europa “Lavage de Ia Madeleine”, em Paris, e teremos convidados a fim de abrir debates sobre as diversas formas de culto a Santo Antônio nas religiões de matriz africana, como o Candomblé.
Presidida por Aline Silva, mediadora cultural e presidente da Ayô Associação de Arte e Cultura Brasileira, com a presença do pai de santo/babalorixá Pote de Ogum, coordenador do Mercado do Bembé, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia; da Lavagem da Madeleine, em Paris; e da Lavagem de Santo António, em Lisboa.
São convidados: o babalorixá Jomar d’Ogún, coordenador internacional da FENACAB — Federação de Cultos Afro-Brasileiros; e o babalorixá Robson de Oxalá, consultor do Museu de Lisboa – Santo Antônio.
Local: Museu de Lisboa – Santo Antônio
Horário: 18h30
Endereço: Largo de Santo António da Sé, n⁰ 22, 1100-499 – Lisboa
Dia 15, sexta-feira
MISSA DE AGRADECIMENTO A SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
Com as participações especiais de vários artistas, entre eles Gonçalo Salgueiro, Nuno Flores, Nega Jaci, Carla Visi, Toinho Britto, coro Ayomidé e o mestre de percussão Giba Gonçalves
Local: Igreja de Santo Antônio de Lisboa Horário: 19h
Endereço: Largo de Santo Antônio da Sé, 1100-534 — Lisboa
Dia 17, domingo
MANIFESTAÇÃO PELA PAZ
Praça Dom Pedro IV — Lisboa (ao lado da fonte sul do Rossio)
Concentração a partir de 11h30
13h: saída do cortejo
14h30: cerimônia da lavagem simbólica da escadaria da Igreja de Santo Antônio de Lisboa
FEIJOADA DA LAVAGEM
Gastronomia com um sabor bem brasileiro se junta à alegria e à boa música com o samba de Danny Menezes e convidados
(Ingressos já à venda)
Horário: 16h
Local: Centro Cultural Dr. Magalhães Lima
Endereço: Rua do Salvador, nº 2A, 1100-117 – Lisboa
FELIZ LAVAGEM 2023 A TODES!