Festival encerra sua sexta edição exaltando gastronomia e cultura

Por Marcello Fontes

 

A capital baiana celebrou a festa da gastronomia e suas expressões multiculturais, através da consagrada sexta edição do Festival Tempero Bahia, que encerrou sua jornada de 11 dias, nesse último domingo, 3 de setembro, com gostinho de quero mais. Confirmado para o ano de 2024, o festival obteve como saldo um número expressivo de movimento e vendas de pratos dos 33 restaurantes de Salvador. De Itapuã ao Centro Histórico da Cidade, os chefs e as casas brilharam na proposta, a partir do tema “Sou Bahia, sou Nordeste”, fisgando o paladar de turistas e baianos que experimentaram o tempero inconfundível de nossa regionalidade baiana e nordestina.

  “É muito gratificante sentir o crescimento do Festival a cada ano, um produto turístico e cultural que traz entretenimento e valorização da cultura e da gastronomia, baiana, nordestina e brasileira. O Festival promove encontros e negócios com microempreendedores da economia criativa, estimula os Chefs e Cozinheiros, e muitos dos Pratos criados continuam no Cardápio dos Restaurantes. Missão cumprida, estamos prontos para o próximo desafio – o Tempero em Praia do Forte”, disse Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, que organizou e realizou o Festival.

Com saldo positivo, o evento que reuniu diversas atividades gastronômicas e culturais, está confirmado para o ano de 2024.

 

A repercussão foi satisfatória para muitos empresários e chefs. “As vendas foram sensacionais com a saída do prato do festival, o “All’estero – Filé mignon do sol com molho roti e rapadura, chips de aipim e espuma de coentro com manteiga de garrafa’, foi o Prato mais vendido da Casa no período do Festival”, comemora Wolton Fonseca, um dos sócios do Alle Varanda Bar, no Carmo. O Cuco Bistrô, no Pelourinho, teve o prato “Baião de Três’, do chef João Silva, como o mais vendido desse domingo e o 705 Restaurante e Bar, homenageou a marisqueira e heroína do Recôncavo Baiano, Maria Felipa, através do prato “Robalo à Maria Felipa, assinado pelo chef Jadson Nascimento, com bastante saída e que já entrou no cardápio do restaurante.

Consolidado na Bahia e no Brasil, o evento, como sempre faz, apresentou um cardápio efervescente e gastronômico, gratuito e acessível, logo no primeiro final de semana do Festival, e deixou o Passeio Público de Salvador, ocupado, com a presença de famílias e do público em geral. Por lá, o palco do Tempero Bahia recebeu pela primeira vez as atrações musicais Jau, Autorais e a banda Better Together, que não deixaram ninguém parado.

Teve também 9 apresentações lotadas nas aulas da Cozinha Show, com grandes nomes da gastronomia baiana e do Brasil, como os chefs convidados do Nordeste, Danielle Dahouí e Wanderson Medeiros, além dos locais, como Tereza Paim (foto), Elíbia Portela, Fabrício Lemos, Tiago Brandão, Euzimar Reis e Ana Célia.

 

De outro lado, o movimento foi dos melhores no Mercado do Passeio, reunindo cerca de 20 expositores da economia criativa soteropolitana, das áreas do artesanato, moda e design, que festejaram o sucesso de vendas, como foi o caso da APAS, Arte em Palha, que veio do Litoral Norte e além de vender muito bem, atraiu novos clientes a partir do trabalho desenvolvido. Já o Studio B, que mostrou estilosas moringas de barro com arte pintada, e revelou que desde o anos passado, fo a participação no Tempero que abriu portas passa seu trabalho e mostrou ser possível trabalhar com arte em cerâmica.

Mas os stands de comidinhas, verdadeira passarela de delícias e sabores de chefs e cozinheiros, fizeram fila. Destaque para o Casa de Tereza, Boteco do Piri, Boteco Português, Da Vila, Pastel Bartô e Solar. O empresário Thiago Sá, da Confeitaria que leva seu nome, afirmou ter estado feliz com sua participação. “É sempre uma satisfação participar deste evento, bem organizado e com grande aceitação do público, onde podemos apresentar nossos produtos. Viva a gastronomia e a cultura”, diz Thiago. “O Tempero Bahia já é um marco histórico em nossa cidade. Selecionamos quatro opções exclusivas para o cardápio e fomos felizes com a aceitação e saída de nossos quitutes”, disse Jailton, do Boteco do Piri.

O TEMPERO BAHIA, que aconteceu de 24 de agosto a 3 de setembro, teve o patrocínio da Coca-Cola, da Ok Alimentos e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, e o apoio do IPAC, SENAC, SEBRAE, BAHIAGAS e da Prefeitura de Salvador, com realização da 2D Projetos Culturais e Eventos. Para acompanhar mais detalhes sobre o evento basta acessar o site https://www.temperooficial.com.br/bahia/ e @temperooficial

Fotos: divulgação.

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