Por Duda Tawil
Emblemático! Ele faz parte da paisagem urbana de Salvador, tal e qual o cartão-postal soteropolitano, o Farol da Barra, bem à sua frente, a dividir as águas do Oceano Atlântico e da Baía de Todos os Santos: é o Condomínio Edifício Oceania, que celebrará, hoje, com pompa, os seus 80 anos, em festa que promete ser histórica, para 250 convivas.
Na verdade, a extensa programação se iniciou ontem, dia 14, com uma missa de ação de graças na Igreja da Vitória; em seguida será realizado um ciclo de palestras, junto ao Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração da Universidade Federal da Bahia, em comemoração aos 40 anos do Núcleo e aos 80 anos do edifício. Este vai acontecer na Faculdade de Arquitetura da UFBA, tendo o Oceania e a arquitetura de época como tema principal.
Este belo e altivo oitentão de 12 andares viu nascer o dia em 1943, quando foi inaugurado. O seu estilo predominante é o Art Decô, coqueluche francesa que imperava em todo o mundo nos anos 30, mas ele tem influências do Modernismo e do Cubismo, portanto, eclético. A explicação plausível seria os seus mais de 10 anos de contrução, de 1932 a 1942. A lentidão foi a falta de material de construção ocasionada pela II Guerra Mundial (1939-1945). Ele lembra muito os imponentes prédios residenciais da orla de Copacabana, quando o Rio era a capital federal. Diz-se ser o primeiro prédio com elevador da Bahia, e em 2008 foi tombado pelo Instituto Artístico e Cultural da Bahia – IPAC.
O prédio guarda muitas histórias de acontecimentos ali passados e célebres moradores e já chegou a abrigar vários empreendimentos, como cassino, boate, teatro, galeria de arte, sauna, sorveteria e bar/restaurante. A Barra era “o” point.
Durante cinco noites do Carnaval, é o balcão do camarote Expresso 2222, de Flora e Gilberto Gil, para a folia baiana. Em fevereiro passado, foi lá que o prefeito Bruno Reis entregou a chave da cidade ao Rei Momo, e assim a nossa festa maior começou oficialmente. Foto: Duda Tawil-Portal Turismo Total.
Hoje, dia 15, acontece o badalado evento no seu panorâmico terraço, organizado pelo talentoso Marcos Damásio. Além do supercoquetel, haverá a inauguração do Memorial do Edifício Oceania e descerramento da “Escultura em Parede” do artista visual Gustavo Maciel, que foi guardada como a surpresa dessa festa idealizada pelo seu apaixonado síndico João Pedro de Freitas Cardoso.
Terá ainda a inauguração da Sala do Memorial, em estilo vintage, com consultoria, projeto arquitetônico e execução do Prof. Dr. Mário Mendonça, Dra. Emanuele de Oliveira Teixeira e Dr. Michel Franklin de Almeida Lopes; a concepção, produção de conteúdo e designer do Memorial propriamente dito tiveram a curadoria de Daniel Rangel e trabalhos de Luiz Teles e João Ramos, respectivamente.
Em seguida, a programação continua no dia 21, com palestra do ciclo no terraço do Edifício Oceania, com visita guiada ao Memorial; de 22 a 24 acontece uma feirinha de artesanato no Largo do Farol, com temática central do Edifício Oceania; e como encerramento da programação, dia 24, a entrega de gêneros alimentícios não perecíveis recolhidos nos eventos, para entidades e instituições beneficentes da região da Barra e para a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, que serão distribuídos, respectivamente, na Barra e no Centro Histórico.