A Prefeitura de Salvador lançou nesta quinta-feira (21), em solenidade no Hotel Wish da Bahia, no Campo Grande, a sua nova identidade visual, que será utilizada nas ações de cultura, turismo e lazer. A marca expressa um sentimento que é comum a todos que conhecem a capital baiana: o amor. Seja de turistas que escolhem a cidade para passear, de moradores que têm seus lugares, seus hábitos e seus costumes favoritos, ou dos servidores públicos que trabalham em prol do município todos os dias. O lançamento ocorreu durante o anúncio da grade de atrações do Festival Virada Salvador.
A marca foi atualizada para fazer jus ao novo momento que vive a capital baiana após a pandemia: destino mais procurado do Brasil pelos viajantes, desejada e querida pelos moradores, que têm valorizado cada vez mais as suas origens, e também por parte da gestão municipal, que tem realizado uma série de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico e cultural, que é fundamental para a cidade.
Titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho explica o conceito por trás da mudança: “É uma marca que dialoga com o momento atual da cidade, de retomada do pós-pandemia. E também traz essa relação de amor que os soteropolitanos e os turistas têm por Salvador. Também representa a forma como todos nós, que vivemos aqui, trabalhamos pela cidade. Paixão por Salvador é o que une baianos, turistas, artistas, servidores, trabalhadores, empresários, enfim, todo mundo”, disse.
O prefeito Bruno Reis também falou da praticidade da nova marca: “Ela surgiu a partir das palavras e dos sentimentos das pessoas. A gente precisava de uma marca mais ‘instagramável’, digamos assim. A nossa marca ‘Salvador’ era muito extensa, então, quando o pessoal chegava do lado do painel, tinha que tirar foto com o celular deitado. E a galera gosta de tirar foto com o celular em pé. Então, ficava muito longe, a pessoa não conseguia ser vista direito. E essa nova marca tem o coração, que representa o nosso amor, o orgulho que temos dessa nova Salvador”, disse.
Renata Vidal, secretária de Comunicação (Secom) de Salvador, falou que a marca expressa um sentimento genuíno pela cidade. “A gente ficou muito feliz em lançar essa nova marca porque ela representa a paixão que o soteropolitano tem por Salvador, a paixão que qualquer pessoa que chega aqui e conhece Salvador passa a ter pela nossa cidade. Então a gente acredita que essa marca traz isso, representa isso, esse amor que todo mundo tem por Salvador”, afirmou.
Posicionamento
A identidade visual é simples e objetiva: traz o ‘SSA’, código internacional da aviação para a capital baiana, mas que, com o tempo, se tornou um jeito carinhoso de chamar Salvador entre os próprios soteropolitanos e amantes da cidade. E, além disso, o coração, símbolo universal do amor. A marca também aparece com o nome Salvador em extenso, com o coração fazendo a vez da letra V.
A nova marca difere da assinatura institucional da Prefeitura, pois será utilizada nas ações de cultura e turismo do município. “É uma identidade voltada mais para esse momento de lazer e de cultura. De posicionar Salvador como uma marca do trade de entretenimento e patrimônio cultural do mundo todo. E a gente entende que essa identidade visual para o planeta tem que estar mais ligada à paixão”, diz Pedro Tourinho.
A identidade foi pensada para ser utilizada não apenas pela gestão municipal, mas por todos que amam Salvador. Ela pode ser reproduzida em roupas, adesivos, souvenirs, quadros, peças visuais, todo tipo de produto que divulgue e valorize o sentimento pela capital baiana.
Foto: Betto Jr. / Secom PMS.