Não enfrentar filas, ter liberdade de horários, maior facilidade e comodidade. Quando o assunto é hotelaria, o autosserviço vem ganhando a atenção de hóspedes e centros de hospedagem. Nesse contexto, os robôs podem não ser novidades no setor, mas a ampliação das funcionalidades sim. Na Equipotel 2023, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, o público pôde conferir até sexta, 22, uma nova onda de máquinas e sistemas inteligentes que auxiliam na jornada mais independente dos hóspedes.
Robôs
Plug – A concierge: com cerca de um metro e meio de altura, cabeça redonda e corpo articulado, o robô com voz feminina apresenta no visor uma série de opções em autosserviço. Com poucos toques, é possível obter informações, começar um tour pelo espaço, agendar serviços de lavanderia, restaurante e outros, além de uma seleção de danças em vários estilos para fazer jus à era Tik Tok.
Teleplug – O atendimento a distância: modelo que ganhou maior notoriedade durante a pandemia, já que permite o atendimento guiado por humanos, mas usando o robô como interface. Hospitais e hotéis estão entre os principais adeptos à tecnologia.
Dogplug – O destemido
Com formato que lembra muito a anatomia de um cachorro, este tipo de robô vem sendo utilizado para ações com maior grau de periculosidade como, por exemplo, a checagem de tubulação de gás com vazamento e a entrada em locais que oferecem algum risco à humanos.
Para Vinícius Ribeiro, analista de inteligência artificial da Pluginbot, responsável pelos robôs Plug, Teleplug e Dogplug, as aplicações são inúmeras. “Os sistemas podem ser integrados às plataformas de hotéis e empresas para consultas mais abrangentes. Uma ação em um aeroporto, por exemplo, permitiu que passageiros consultassem dados de seus voos, portões de embarque e outras informações, podendo ser conduzidos, inclusive, pelo próprio robô até o local correto”.
Ketty Bot e Bella Bot
No visor, a representação de um rosto sorridente ou de um gatinho simpático já é um convite para aproximação. A versatilidade desses dois modelos da Sou Tech, entretanto, vai muito além. As máquinas fazem entregas e são equipadas com múltiplas bandejas, ou seja, podem atender vários quartos em curto espaço de tempo, sendo que uma delas ainda conta com display maior para interação e merchandising.
Pagamentos e automação comercial
A TEC TOY apresentou na Equipotel soluções Android para varejo e o comércio (PDV) com diferenciais como não ter custo de licença, facilidade de integração e atendimento em operações de diferentes portes. No caso de bares e restaurantes, por exemplo, as tecnologias permitem cardápio, realização de pedidos, registro de consumo, pagamentos e impressão de recibos em aparelho touchscreen na palma da mão, sem a utilização de computadores.
Já na divisão de automação comercial, a empresa destacou opções de quiosques de autoatendimento, como o modelo K2, com câmera para leitura facial, biometria, impressora integrada, leitura de código de barra para pagamentos com QR Code e Pix, pensando em uma jornada de compra onde o consumidor controla toda a operação. Fotos: divulgação.