Delegados e ministros do Turismo de mais de 150 países são esperados em Samarcanda, no Uzbequistão, para a 25ª sessão da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), que decorrerá nos dias 18 e 19 de outubro.
Realizado a cada dois anos, o órgão máximo da OMT reunirá mais uma vez os estados-membros de todas as regiões do mundo para debater e fazer avançar o Programa de Trabalho da Organização e encarar os maiores desafios que o turismo enfrenta neste momento.
Antes do evento, figuras-chave das principais organizações internacionais, incluindo de todas as Nações Unidas, expressaram o seu reconhecimento pelo papel da OMT e afirmaram o seu interesse na próxima Assembleia Geral.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou que “o turismo traz progresso”, e sendo um dos maiores setores da economia global, “tem grande poder de unir culturas, gerar novas oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável, mas o turismo também é impactado por desafios globais interligados”.
Guterres está convicto que “podemos contar com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas para levar esta visão adiante e, juntos, construir um futuro melhor, para as pessoas e para o planeta”.
Por sua vez, Rebeca Grynspan, Secretária-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), destacou que os estados-Membros da OMT “estão a trabalhar admiravelmente para transformar o turismo e construir um sector mais resiliente e sustentável. (UNCTAD) continuará a trabalhar em estreita colaboração com a OMT em torno dos nossos objetivos e visão partilhados”.
Também Juan Carlos Salazar, Secretário-Geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) refere que “graças às novas tecnologias e aos nossos compromissos partilhados com a inovação, colaboração e empreendedorismo, a OMT e a ICAO continuarão a aproveitar todo o potencial do crescimento do turismo global para capacitar jovens com empregos de elevado valor e liderar outros setores industriais através do exemplo, centrados nas pessoas, no planeta e na prosperidade”.
A vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, lembra que o turismo na Europa e em todo o mundo recuperou fortemente dos efeitos devastadores da Covid-19. No entanto, “no meio desta descoberta, não devemos esquecer as lições da pandemia nem ignorar os desafios globais que enfrentamos: as economias e as sociedades continuam a enfrentar”, então “não há melhor lugar para o fazer do que a reunião única e diversificada de líderes mundiais do turismo nos setores público, privado, organizações sem fins lucrativos e académico, que personificam a Assembleia Geral da OMT”.
Para além de a Assembleia Geral discutir e aprovar o Programa de Trabalho da OMT, o seuSecretário-Geral, Zurab Pololikashvili, também apresentará o seu Relatório a todos os membros, destacando a forma como as prioridades fundamentais têm avançado nos últimos dois anos, com especial enfoque nos investimentos no turismo, na educação e na inovação.
No âmbito da Assembleia Geral, a OMT também convocará vários dos seus principais órgãos estatutários e reunirá líderes do setor para eventos temáticos centrados nas suas principais prioridades para o setor neste momento.
O Conselho Executivo da OMT reunir-se-á na sua 119ª edição (17 de outubro) e 120ª (20 de outubro) sessões. A Comissão Regional da OMT para a Europa (16 de outubro) dará as boas-vindas aos estados-membros do principal destino regional do mundo em termos de número de chegadas internacionais, colocando o foco na inovação, no emprego e na capacitação dos jovens. A plenária dos membros afiliados (16 de outubro) reunirá representantes do setor privado, da sociedade civil e da academia.
No mesmo âmbito, o Fórum de Investimento (17 de outubro) e o Fórum de Educação (19 de outubro) apresentarão um diálogo de alto nível sobre as principais prioridades da OMT, fortalecendo as parcerias público-privadas, enquanto a iniciativa “Melhores Aldeias Turísticas da OMT 2023” serão nomeadas em Samarcanda, destacando os melhores exemplos de turismo para o desenvolvimento rural. Fonte: Publituris.pt