Reconhecidamente a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão, no interior de São Paulo, recebe milhares de turistas para vivenciar o inverno nas montanhas, atraídos pela natureza abundante, alta gastronomia e vasto setor hoteleiro durante a fria estação. Com o intuito de combinar este potencial turístico com a sua riqueza arquitetônica, artística e cultural, a cidade sedia a edição do Campos do Jordão Design Festival, um festival urbano idealizado pela curadora, artista plástica e empresária de comunicação Carmem Alvim, de 01 a 04 de novembro de 2023.
Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campos do Jordão, do COMTUR – Conselho de Turismo de Campos do Jordão e da ACE – Associação Comercial Campos do Jordão, durante os quatro dias de evento serão realizadas visitas guiadas em pontos arquitetônicos, históricos e paisagísticos da cidade, agendas de talk, exposições de design, experiências gastronômicas, sarau e jam session. “Minha experiência nos maiores eventos nacionais e internacionais de design, arte e arquitetura aliada à minha condição de moradora da região foram o ponto de partida para propor este projeto para os principais players da cidade, que querem mostrar o potencial de Campos do Jordão também fora da temporada de inverno”, explica Carmem Alvim.
Para André Barbedo, Secretário de Cultura e Turismo de Campos do Jordão, “a principal fonte de renda é o turismo e o Festival é uma oportunidade para divulgar as riquezas culturais da cidade, atraindo um público interessado em conhecer mais profundamente sobre nossos patrimônios históricos e arquitetônicos”.
É o caso, por exemplo, da Capela de São Pedro Apóstolo – foto -, assinada por Paulo Mendes da Rocha e localizada no Palácio da Boa Vista, residência oficial de inverno do Governo de São Paulo, com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Alfredo Volpi, entre outros. Uma visita aos espaços faz parte da programação do HUB Alto da Boa Vista.
Mobilidade do Festival
“Para melhor entendimento, a cidade foi dividida em HUBS, considerando o potencial de cada área. Por exemplo, o Hub Alto da Boa Vista é o palco das atividades relacionadas à arte e cultura”, detalha Carmem. É lá que acontece também o Sarau de piano com Antônio Luiz Barker, pianista e diretor musical do Toriba, na Livraria História sem Fim. O HUB ainda tem a visita guiada ao Auditório Cláudio Santoro, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina, e à mostra a céu aberto do Museu Felícia Leirner em um fragmento de Mata Atlântica que abriga 88 esculturas da artista.
A abertura do festival será no HUB Ort Hotel, com o projeto, Innito Criativo, que surge a partir do símbolo do innito que é, igualmente, a representação do autismo. Entre seus objetivos está a inclusão no mercado de trabalho de jovens talentos do espectro autista sob a mentoria do artista Rapha Preto, que comanda o estúdio homônimo.
Já o HUB Capivari conta com nomes ilustres do design e da arquitetura que sobem a serra para participar do festival, como o talk com o escritório de arquitetura Tryptique no hotel Quebra Noz, a apresentação sobre a feira de design francesa Maison et Objet pelo jornalista Marcelo Lima, a jam session com o grupo batizado especialmente para o evento “Designers on the Rock”, composto por designers músicos como Marcelo Teixeira, Rapha Preto, Jack Fahrer e Gleuse Ferreira. O HUB ainda inclui Walk tour com a turismóloga Ana Paula Gonçalves pela Vila Jaguar, experiências gastronômicas e talk com Natasha Schlobach, Presidente da Associação Brasileira de Design de Produtos e o designer Daniel Simonini. A visita Guiada com o escritor e pesquisador Wagner Rosa seguido do tradicional Chá da tarde inglês será no Vila Inglesa Hotel. O potencial natural da cidade também é valorizado pelo Festival, que inclui neste circuito o talk com Arquiteto Pedro Lira, idealizador do Projeto Urbanístico do Parque Capivari, reformado recentemente e celebra um ano de teleférico com design e tecnologia alemã.
Na mesma pegada de beleza natural e meio ambiente, o Campos de Jordão Design Festival promove o talk com o paisagista e engenheiro agrônomo Walter Vasconcellos, conhecido como Dr. Garden sobre a idealização do Parque Amantikir e suas mais de 700 espécies de plantas, seguido de uma visita guiada no HUB Alto do Lajeado. Visita guiada ao histórico hotel Toriba, que celebra 80 anos, e apresentação com a arquiteta e escritora Flávia Rudge Ramos ao acervo dos murais de Fulvio Penacchi, também está contemplada no circuito. Fotos: divulgação.
Clique aqui para ver a programação completa.
Campos do Jordão Design Festival
Cidade de Campos do Jordão
HUBS: Alto da Boa Vista, Alto do Lajeado e Capivari
De 01 a 04 de novembro