Para dinamizar ainda mais a noite cultural soteropolitana, nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o projeto Estação Rubi programou uma semana só com shows internacionais. Começa na quinta-feira, 26, com o luxuoso grupo canadense The Payadora Tango Ensemble apresentando Silent Tears: The Last Yiddish Tango, no Wish Hotel da Bahia, às 20h.
Este é um premiadíssimo espetáculo musical e poético, de grande beleza estética, baseado em testemunhos e escritos de mulheres que foram vítimas de violência durante o holocausto.
Algumas canções, inclusive provêm de um projeto liderado pela dra. Paula David, assistente social de uma casa de repouso para judeus em Toronto, que ajudou sobreviventes a processar seus traumas escrevendo poesia coletiva.
Promovido pela Sociedade Israelita da Bahia, a ideia do show é contar a história da violência inimaginável vivida por mulheres e crianças durante a ocupação nazista da Polônia, sempre com o objetivo de conscientizar para a formação da construção da paz e da coexistência respeitosa.
Já nos dias 27 e 28 quem sobe ao palco é a talentosíssima cantora italiana Mafalda Minnozzi com o show Fotogrammi. Com seu jazz refinado e mesclando canções em italiano, francês e português, Mafalda comemora 35 anos de carreira e se apresentará acompanhada pelo guitarrista novaiorquino Paul Ricci.
No show, a artista canta a sua vida através das canções e dos compositores que a acompanharam e inspiraram durante todos esses anos. Como em um filme, quadro a quadro a artista constrói no palco a sua própria trilha sonora pautada por um forte impacto emocional.
No repertório, “Estate”, de Bruno Martino, “E Penso a Te” de Lucio Battisti, “Ne Me Quitte Pas” de Jacques Brel, “Metti Una Sera a Cena” e “Nuovo Cinema Paradiso, de Ennio Morricone, “Águas de Março”, de Tom Jobim, “L’Appuntamento (Sentado à Beira do Caminho)” de Erasmo e Roberto Carlos, “Io Che Amo Solo Te”, de Sergio Endrigo, dentre tantas outras pérolas do cancioneiro mundial.
Estação Rubi
O projeto Estação Rubi está de volta com a Temporada 2023, mostrando a pluralidade da sua curadoria, sempre com propostas musicais sofisticadas e diferenciadas, e desta vez concentrando sua programação nos meses de setembro a dezembro deste ano.
Na seleção de shows, em novembro, teremos o suingue do guitarrista baiano Armandinho Macêdo – foto – e do violonista franco-brasileiro Marcel Powell, que se reúnem para homenagear Baden Powell, pai de Marcel e considerado o maior violonista brasileiro de todos os tempos. Crédito divulgação – Arquivo PTT.
A ideia da dupla é misturar as linguagens musicais, onde a fantástica escola violonística de Baden, habilmente trazida com maestria por Marcel, se funde com a linguagem dos trios elétricos da Bahia criada por Dodô e Osmar, e continuada com genialidade por Armandinho.
Em dezembro, o público vai poder assistir ao grupo vocal baiano Banda de Boca, com o espetáculo Mar do Norte, à cantora Thati prestando uma grande homenagem à cantora e compositora carioca – um dos maiores símbolos pops do país – Marina Lima. E para fechar com chave de ouro, ninguém menos do que o animado grupo carnavalesco Paroano Sai Milhó com sua Festa de Natal.
O projeto Estação Rubi é uma produção da Nace – Núcleo de Ações Culturais Estratégicas e conta com patrocínio da Bahiagás – Governo do Estado da Bahia, além do apoio da Eletromidia Salvador, TV Bahia, GFM 90.1, ibahia, Shopping Barra, Nova Brasil e Wish Hotel e Resorts. Toda a programação – com dias, horários e valores – pode ser encontrada no site estacaorubi.com.br.
*Vendas pelos telefones WhatsApp: (71) 9922-4545 e 9692-4546.
Serviço:
O quê: Silent Tears: The Last Yiddish Tango – The Payadora Tango Ensemble
Onde: Estação Rubi – Wish Hotel da Bahia
Quando: 26 de outubro
Horário: 20h
Valor: couvert-artístico R$ 120
Serviço:
O quê: Fotogrammi – Mafalda Minnozzi
Onde: Estação Rubi – Wish Hotel da Bahia
Quando: 27 e 28 de outubro
Horário: 20h
Valor: couvert-artístico R$ 120