A 16.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou este sábado, 28 de outubro, nas Caldas da Rainha, teve como grandes vencedores os filmes da Nazaré, Marrocos e Pantanal, informou a organização do festival, em comunicado.
O festival, que contou com 82 filmes em exibição na shortlist da competição, atribuiu o Grande Prêmio ao filme que promove o crescimento de Marrocos enquanto destino turístico, denominado “Morocco Arise” e que pode ser visualizado aqui.
O filme “Nazaré – Maior do que a vida”, do Município da Nazaré e que mostra a multiplicidade de experiências que se podem usufruir na Nazaré, um dos destinos mais emblemáticos do Centro de Portugal, ganhou o Grande Prêmio da Competição Nacional, estando disponível para visualização aqui.
Já o filme do Pantanal, denominado “Pantanal Gastronomic Route” e que mostra as muitas experiências gastronômicas do território do Pantanal, ganhou o Prêmio de Melhor Filme Brasileiro, uma categoria em estreia este ano no ART&TUR e que pode ser visualizado aqui.
Além dos prêmios para os filmes, o festival atribuiu ainda o prémio da iniciativa paralela ART&FACTORY a uma equipa brasileira, liderada por Marco Calábria, pelo filme “Caldas da Rainha magnífica”. Esta iniciativa, explica a organização do festival, desafiou “realizadores internacionais a filmarem na região onde o festival se realiza, neste caso, nas Caldas da Rainha, na semana que antecede o festival”, tendo os filmes que resultaram da iniciativa sido exibidos e durante o evento.
Recorde-se que o ART&TUR integra a rede mundial do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género, tendo o festival português contado com a presença de Alexander Kammel e Hugo Marcos, respetivamente diretor e secretário-geral do CIFFT.
Presente no evento esteve também Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que, na sessão de encerramento, destacou “a importância que os audiovisuais assumem na promoção turística”.
“Festivais como o ART&TUR encorajam a indústria do turismo a procurar a excelência dos seus filmes, para promover o seu território e os seus mais importantes ativos turísticos. A Turismo Centro de Portugal tem consciência da importância desta promoção, há já vários anos, e congratula-se por esta começar a ser uma prática comum”, considerou o presidente da Turismo Centro de Portugal. Fonte: publituris.pt.