Com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas internacionais para a Bahia, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu, nesta semana, a capacitação sobre as experiências oferecidas nas 13 zonas turísticas baianas, para 750 operadores e agentes de viagens que atuam em Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Lima (Peru). A iniciativa foi em parceria com a companhia Sky Airline, que terá voos das capitais chilena e uruguaia para Salvador, na modalidade low cost (baixo custo), a partir de janeiro.
Recepcionados por uma baiana típica, os profissionais foram atualizados sobre a infaestrutura, a diversidade e os atrativos da Bahia, que oferece mais de 50 segmentos turísticos. Houve também o sorteio de pacotes de viagens e apresentação de axé music no final das capacitações.
“Sou peruana de nascimento e baiana de coração. Quem quer conhecer o Brasil tem que começar pela Bahia, onde nasceu a história do país. A Bahia é um destino que tem tudo para encantar o turista, com suas praias, sua gente, gastronomia, música e muito mais”, declarou a representante da operadora Itaparica Tour no Peru, Ximena Bastías.
“Os operadores e agentes de viagens reagiram com entusiasmo, percebendo que a Bahia oferece diversas possibilidades para a atração de turistas da América do Sul. Fizemos eventos em clima descontraído, para passar um pouco da atmosfera baiana, e estamos confiantes que iremos colher bons resultados, a partir dos voos da Sky”, relatou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.
Intercâmbio
Ainda nesta semana, o auditório da Setur-BA, em Salvador, sediou a campanha da Câmara de Comércio de Madri (Espanha), que divulgou a capital espanhola como destino de luxo, entre agentes de viagens baianos. Em contrapartida, serão realizadas ações na cidade ibérica para a promoção do destino Bahia. Os entendimentos foram tratados pelo titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, com o cônsul-geral da Espanha em Salvador, Ignacio Perez Cambra.