Por Caroline Oliveira, Gabrielle Cotrim, Kamilla Alves e Matheus Alves
Tradicionalmente procurada por quem busca sol e mar, a região Nordeste do País tem encantado cada vez mais turistas. Confira como os estados estão se preparando para a alta temporada.
Chegou o verão, a estação mais quente do ano. Basta a temperatura subir e o sol não dar trégua, para que o desejo de muitos brasileiros se torne unânime: ter dias de descanso enquanto curtem uma praia, relaxando com os pés na areia em meio a belezas naturais. Foto: Praia do Cumbuco-CE.
E nesse quesito o Nordeste domina, com destinos que fazem sucesso nacional e internacionalmente por suas belas praias, clima quente e favorável para a prática de esportes aquáticos e a calorosa receptividade do povo, além de uma gastronomia autêntica e variados destinos turísticos históricos, já que a costa litorânea da região foi a primeira a ser avistada pelos colonizadores.
Localidades como Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e Porto Seguro (BA) costumam figurar dentre os mais buscados pelos turistas. Os três últimos, inclusive, lideraram o ranking de destinos mais vendidos pelas agências no primeiro semestre deste ano, de acordo com o Boletim Braztoa.
Mas, apesar de ter o número de visitantes intensificado durante o verão, é preciso salientar que o Nordeste do País recebe cerca de 20 milhões de turistas por ano, se tornando a região mais visitada do Brasil – com 20,1%, do fluxo turístico nacional. Os dados são do Ministério do Turismo e endossam a liderança da região na retomada do turismo nacional após a pandemia.
Outro levantamento, feito pela Tendências Consultoria, revelou que a região também é a que mais cresce no Brasil e deve disparar ainda mais o crescimento, impulsionado pelo Turismo e pela energia limpa. O estudo mostrou que o PIB nordestino deve avançar 2,4% neste ano. Vale ressaltar que a média nacional é de 1,9%. A volta da indústria do alumínio, no Maranhão, que estava parada desde 2015, além de investimentos em infraestrutura, gás natural e petróleo contribuem para alavancar o PIB regional. Melhorias em infraestrutura viária, como a que Pernambuco deve receber por meio do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), também respingam no Turismo, otimizando a experiência do viajante. Muitas vezes o impacto é ainda maior, fazendo com que o turista deseje voltar ao destino e, dessa vez, com mais pessoas. Resultado observado pela Secretaria de Turismo do Maranhão, que constatou por meio de uma pesquisa que 94% dos turistas que já visitaram o estado pretendem retornar.
O Maranhão, inclusive, detém um dos destinos mais procurados do Nordeste. O Parque dos Lençóis Maranhenses, paisagem natural formada por dunas e lagoas de água doce, atrai mais de 100 mil visitantes por ano. No início de 2023, o destino ganhou destaque na imprensa internacional ao aparecer em 11ª posição no ranking de “52 melhores destinos para se visitar em 2023”, elaborado pelo jornal norte-americano The New York Times. Somado a isso, o parque ainda está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco, que pode garantir um status de prioridade na conservação do sítio, já que com o título de patrimônio natural, o estado de preservação fica sob maior atenção da comunidade internacional.
Diversidade de atrativos
Seja qual for o motivo da viagem, o Nordeste tem um destino perfeito. Para quem busca ecoturismo, a Chapada Diamantina (BA-foto) é um paraíso com cachoeiras, grutas e trilhas. Salvador (BA), a primeira capital do Brasil, tem um rico patrimônio histórico e cultural, assim como gastronômico, sendo uma boa escolha para turistas que desejam conhecer mais sobre o passado do País.
Na cidade de Cajueiro da Praia (PI), o viajante encontra águas tranquilas que são ideais para relaxar. Mas, assim como há quem prefira um local para descansar e recarregar as energias, também existem aqueles que buscam agitação. E, nesse sentido, uma boa opção é a Praia de Pipa (RN), que chega a receber 30 mil turistas por final de semana na alta estação.
Mais voos para a alta temporada
Para este verão, o Brasil terá 94 novas rotas áreas, sendo 81 voos extras nacionais e 13 ligando o País a destinos internacionais. O anúncio, realizado pelos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, faz parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”, que fomenta a promoção do turismo interno e a democratização do acesso aos meios de transporte aéreo.
Os novos voos nacionais vão ligar, principalmente, a destinos da região Nordeste, seguidos de localidades do Sudeste, do Sul e do Norte. Serão 43 destinos em 17 estados, tendo como destaque Bahia, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Paraíba e Pernambuco.
Altas expectativas
O Brasilturis Jornal conversou com os secretários estaduais de Turismo do Nordeste, a fim de entender os planos e as apostas que estão previstas para a alta temporada em cada destino. Confira:
ALAGOAS
No caso de Alagoas, Maceió e Maragogi são os principais portões de entrada do destino e suas praias, belezas naturais, infraestrutura hoteleira e gastronômica atraem um enorme fluxo de turistas todos os anos. Foto: Japaratinga.
Entretanto, outros destinos e atrativos esperam alta movimentação de visitantes, como a praia do Patacho e o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho no Litoral Norte, além da cidade histórica de Marechal Deodoro no sul do estado. Ao todo, Alagoas conta com sete regiões turísticas: Maceió, Costa dos Corais, Caminho das Águas, Caatinga, Cânions do São Francisco, Quilombo e Agreste.
Quanto aos investimentos, são inúmeros. Desde a primeira press trip sustentável, em parceria com a Embratur e o Sebrae, e a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável, até o projeto de sinalização turística e a contratação e entrega de Planos Diretores de municípios da Costa dos Corais. O estado também está estruturando cursos da Escola do Turismo, para combater o gargalo de mão-de-obra do setor, além das diversas campanhas nacionais e internacionais de promoção do destino, responsáveis por conquistar mais de 43 voos fretados para a alta temporada.
Mesmo com o alto número de visitantes na última temporada (mais de 850 mil turistas), Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, afirma que a deste ano pode ser a maior de todas. “Além dos voos extras, estamos contando com o aumento de 70% na capacidade Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a maior e mais longa temporada de cruzeiros da história do estado. Serão 11 navios com 30 paradas na capital alagoana, representando um aumento de 57% no número de navios e de 50% nas paradas em relação à temporada anterior. A expectativa é que apenas os cruzeiros sejam responsáveis pela injeção de pelo menos R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço em Alagoas.”
CEARÁ
Para este verão, o Turismo do Ceará espera alta movimentação de turistas em destinos como a Praia do Cumbuco, região do Preá, Praia de Jericoacoara – foto – e a Icaraizinho de Amontada, além da capital. O verão no litoral leste também atrai muitos visitantes, em especial para a Praia de Canoa Quebrada e Aquiraz, onde está localizado o Beach Park. Na região serrana do estado cearense, Ubajara e Guaramiranga são destaques da alta temporada. Há, ainda, algumas novidades, como a inauguração de um parque temático de dinossauros em Caucaia e a recente modernização do bondinho no Parque Nacional de Ubajara.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, reforça que para esses destinos estarem em evidência foi necessário muito investimento em promoção. “Só conseguimos captar o viajante se ele conhecer mais dos nossos diferenciais, do que pode encontrar no Ceará. Nesse aspecto, fizemos nosso dever de casa, participando de feiras, promovendo roadshows, lançando novas campanhas promocionais, entre outras ações”, relata a secretária, que ressalta a capacitação do trade turístico como a próxima missão da pasta.
Em virtude desse trabalho, são altas as expectativas para o Turismo do Ceará na alta temporada. “Além de termos uma excelente infraestrutura turística e uma diversidade de climas e atrativos, temos trabalhado diariamente para ampliar a malha aérea do estado. Temos programados mais de 200 voos extras e a procura já ultrapassa os 50% na comparação com o ano anterior. É um incremento bom que estamos esperando, pois além da facilidade em acessar o Ceará, executamos uma política muito exitosa de promoção a nível nacional e internacional”, finaliza Yrwana.
MARANHÃO
O estado do Maranhão se prepara para receber uma alta temporada repleta de viajantes ávidos por cultura, aventuras e natureza. Com um cenário que mescla herança cultural, exuberantes paisagens naturais e uma capital histórica, o Maranhão tem investido consideravelmente em infraestrutura, conectividade e qualificação de seus atrativos turísticos, tornando-se um destino cada vez mais atrativo aos amantes de viagem.
Além dos cenários naturais de tirar o fôlego, o Maranhão oferece uma rica herança cultural, destacada pelo reconhecimento de São Luís – foto – como Patrimônio Mundial pela Unesco. As festas populares, como o Bumba Meu Boi, proporcionam aos viajantes uma imersão única na cultura maranhense. Os visitantes podem explorar os encantos do centro histórico, com suas coloridas fachadas e ruelas de pedra, repletas de história.
Já para quem deseja visitar a Grande São Luís, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou um novo laudo sobre as condições de balneabilidade, que aponta que todas as praias da Região Metropolitana de São Luís estão próprias para o banho. Segundo a Sema, a capital conta com 14 pontos próprios para banho, São José de Ribamar tem quatro pontos próprios, enquanto Paço do Lumiar e Raposa têm dois pontos próprios cada.
Socorro Araújo, secretária de Turismo do Maranhão, contou como as melhorias no estado estão refletindo no número de visitantes. ”Realizamos recentemente uma pesquisa e constatamos que 94% dos turistas que já visitaram o Maranhão, pretendem retornar. Isso diz muito sobre os avanços que estamos fazendo juntamente com o governo do estado”.
PARAÍBA
Com o objetivo de atrair turistas nacionais e internacionais, a Empresa Paraíba de Turismo (PBTur), com apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), iniciaram as vendas para a alta temporada. Foto: João Pessoa.
Com isso, o destino informou que dará continuidade às ações de divulgação dos atrativos turísticos. Somente no primeiro semestre de 2023, foram investidos R$ 4 milhões para promover a Paraíba, e a ação alcançou dois países, 16 estados e 30 cidades brasileiras.
Entre as ações do Governo da Paraíba e da PBTur no segundo semestre, estão o workshop Paraíba Arretada, que tem como objetivo proporcionar aos agentes de viagens uma imersão no Destino Paraíba e suas regiões turísticas. Com o treinamento, os agentes de viagens poderão vender mais e aumentar o fluxo de turistas em todo o estado, resultando na expectativa de ter uma alta temporada histórica. Além disso, o Sebrae-PB também realizou, em outubro, o workshop “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”, para empreendedores e profissionais do trade turístico paraibano. A iniciativa conta com apoio institucional da PBTur e Setde, com o objetivo de contribuir para que os destinos turísticos paraibanos se tornem mais competitivos e qualifiquem suas experiências para o turismo internacional.
Para atender a demanda da alta temporada, a companhia Azul contará com uma oferta de assentos de quase 30% a mais no estado, se comparado com o mesmo período do ano passado. Serão dez voos extras semanalmente, representando 11 mil assentos. A Gol e a Latam também estarão com voos extras. Com informações da PBTur e Governo da Paraíba.
PERNAMBUCO
Com 187 km de extensão, o litoral pernambucano é um dos principais destinos dos turistas nacionais e internacionais durante o verão. Praias como Porto de Galinhas – foto – e Praia dos Carneiros, no litoral Sul, e Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá, no litoral Norte, são internacionalmente conhecidas, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, constantemente apontado como um dos melhores destinos de praia do País.
Para a alta temporada, o governo do estado está investindo na revitalização das estradas que dão acesso aos principais roteiros turísticos, assim como na busca pela ampliação da malha aérea. Desde junho, Pernambuco vem batendo recordes de movimentação turística nos aeroportos locais. O estado possui cinco aeroportos em funcionamento, sendo Recife, na capital pernambucana, o principal deles. Entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o aeroporto de Recife contará com o incremento de mais de 250 voos nacionais, dois voos para os Estados Unidos, um voo direto para Buenos Aires, na Argentina, e três frequências semanais para Lisboa, em Portugal.
A ocupação hoteleira acompanhou essa escalada e algumas cidades atingiram praticamente 100% de ocupação dos hotéis e pousadas no feriado do Dia das Crianças, enquanto outros destinos ficaram muito próximos a isso. A expectativa é de crescimento contínuo para os próximos meses com ápice nas festas de final de ano e janeiro de 2024.
Levando tudo isso em consideração, o estado tem a expectativa de que o turismo pernambucano cresça cerca de 20% entre os meses de setembro de 2023 e março de 2024. “Estamos nos empenhando para promover cada vez mais o nosso litoral, de forma nacional e internacional, por meio de campanhas publicitárias, capacitação de operadores e agentes de turismo e também da participação nas mais importantes e relevantes feiras do segmento”, explicou Eduardo Loyo, presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
PIAUÍ
Tendo o menor litoral do Brasil, formado por quatro municípios e tendo, apenas, 66 quilômetros de extensão, o Piauí detém diversos atrativos naturais.
Nas cidades de Ilha Grande, Luís Correia, Parnaíba – foto – e Cajueiro da Praia, o viajante encontra águas tranquilas, prédios históricos, dunas, lagoas e rios, sem falar na gastronomia, artesanato e cultura. Ao longo do ano, a Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) desenvolveu ações e projetos que evidenciaram o potencial turístico do estado e, para o fim do ano, a pasta informou que tem planos de reforçar este posicionamento.
“A Setur vem, constantemente, verificando a possibilidade de realizar ações na região, além de promover fortemente as nossas belezas e produtos, que possam atrair, cada vez mais, turistas nestas férias de final de ano. Já temos um trabalho em parceria com o Sebrae regional voltado ao desenvolvimento de novas trilhas, passeios e roteiros, fortalecendo os atrativos turísticos já existentes”, explicou José Neto Monteiro, diretor de Eventos e Patrocínios da Secretaria do Turismo do Piauí.
Na alta temporada de 2022, o estado registrou uma taxa de ocupação hoteleira de 69%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), ocupando o terceiro lugar no ranking da região Nordeste. “Estamos confiantes que teremos, mais uma vez, uma temporada de muito sucesso e números relevantes para o Turismo e a Economia. O Piauí celebra bons ventos, kite, sol e o verão. Por isso, nossa expectativa é a melhor possível”, frisou o diretor, que declarou ainda o interesse em realizar uma série de ações voltadas para os esportes.
RIO GRANDE DO NORTE
O Rio Grande do Norte oferece uma gama diversificada quando falamos de destinos turísticos, sendo as praias as atrações mais procuradas. Entre elas, destacam-se as famosas Pipa e Ponta Negra.
A Praia da Pipa foto – é um paraíso para os amantes do surfe, da vida noturna agitada e das paisagens deslumbrantes, enquanto a Praia de Ponta Negra, em Natal, é conhecida por sua beleza natural, que inclui o icônico Morro do Careca, além de uma variedade de bares e restaurantes à beira-mar, que atraem turistas em busca de relaxamento e diversão.
Além das praias, o Rio Grande do Norte oferece destinos procurados por aqueles que buscam aventura e ecoturismo, como os passeios de buggy pelas dunas de Genipabu e o mergulho nos Parrachos de Maracajaú. Os viajantes também podem explorar o cenário histórico da cidade de Natal, com destaque para o Forte dos Reis Magos e o Centro Histórico, que preservam a arquitetura colonial portuguesa.
Em termos de infraestrutura, o governo do Rio Grande do Norte tem trabalhado para melhorar as estradas, aeroportos e portos, tornando o estado mais acessível e acolhedor para os turistas. O Aeroporto Internacional de Natal recebe voos de várias cidades do Brasil e do mundo, facilitando a chegada de visitantes. Além disso, o governo tem investido em transporte público e na modernização das rodovias para garantir viagens mais seguras e eficientes.
A grande novidade é a mudança na administração do aeroporto de Natal. Segundo Solange Portela o aeroporto irá melhorar ainda mais com o gerenciamento da empresa Zurich Airport International AG. “Nós estamos com uma ótima expectativa em relação a nova gestão. O contrato foi assinado oficialmente, entramos em fase de transição e, até janeiro do ano que vem, a Zurich começará a administrar o aeroporto”.
No que diz respeito à hotelaria, o Rio Grande do Norte tem visto um crescimento significativo no número de hotéis, resorts e pousadas. Muitos deles estão localizados à beira-mar, proporcionando vistas espetaculares e acesso direto às praias. A qualidade do serviço e a hospitalidade do povo local são pontos fortes da indústria hoteleira do estado.
SALVADOR
Música, dança, culinária, pintura, arquitetura, trabalho, religião, vocabulário, estilo de vida e belezas naturais são sinônimos de Salvador (BA). A capital baiana tem uma geografia especial que encanta e atrai cada vez mais turistas. Para a temporada de verão e fim de ano, o destino está com atrações e novidades, começando pelo mês de novembro.
Salvador – foto – possui um traço singular, que a diferencia de todas as outras cidades das Américas: a cidade mais negra fora do continente africano. Isso trouxe à capital baiana um patrimônio único, que reúne algumas das principais representações da chamada afrodiaspórica – cultura que nasceu de povos negros africanos e se espalhou pelo mundo.
Em comemoração ao mês da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro), a Prefeitura de Salvador preparou o Novembro Salvador Capital Afro, um inédito calendário de eventos que se estenderá por todo o mês. O foco da programação é exaltar a ancestralidade negra da capital baiana, que ecoa não só em suas diversas expressões culturais, artísticas e religiosas, mas, sobretudo, na história e vivência de sua população.
Haverá festivais de músicas e cultura negra, incluindo um Desfile Mundo Negro, com apresentações de afoxés e bloco afro em vários pontos do centro histórico, tal qual ocorre o Carnaval. Também em novembro, será lançado o projeto Rolês Afro, um pacote de roteiros turísticos baseado no patrimônio da cultura negra da cidade.
No dia 6 de novembro, o destino receberá a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Em junho deste ano, a Prefeitura fechou parceria com a instituição, viabilizando R$ 15 milhões para a compra de acervo e execução de obras pendentes para finalizar o espaço de exibições – o museu está localizado em dois prédios no centro histórico, onde funcionou o antigo Tesouro do Estado da Bahia, e é um dos maiores da América Latina sobre a cultura afrodiaspórica.
O turismo esportivo é um dos segmentos que mais crescem no País, segundo dados do Ministério do Turismo. Também em novembro, Salvador irá receber a etapa do Dream Tour, que é o novo Circuito Brasileiro de Surfe. Já o triatlo ganhará ainda mais espaço na capital baiana, com a realização da Triton World Series em abril de 2024 – primeira vez que a competição mundial desembarca no Brasil. Além disso, mais uma edição da Travessia Itaparica-Salvador acontecerá em dezembro de 2023, enquanto a OceanMan ocorrerá em março de 2024.
Para a maior festa pública de Réveillon do Brasil, o Festival Virada Salvador espera receber mais de 2 milhões de pessoas nos cinco dias de evento, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Serão 12 horas seguidas de show e dez atrações por dia.
No ano passado, segundo dados da gestão municipal, a movimentação econômica superou os R$ 400 milhões, beneficiando mais de 30 setores com a geração de emprego e renda. No período, a cidade recebeu cerca de 500 mil turistas, com ocupação hoteleira de 100%.
Para atender melhor o público, a prefeitura montou uma operação especial de trânsito e transporte, saúde, segurança entre outros serviços.
SERGIPE
Tradicionalmente, quem vai a Sergipe durante o verão está em busca de sol e mar, atrativos facilmente encontrados na capital do estado: Aracaju, onde há praias como Atalaia, Aruana e Mosqueiro, dentre outras; mas, há também quem procure por destinos históricos e culturais como o Canindé do São Francisco, com os Cânions do Xingó, que é o roteiro mais procurado do estado, ou a Rota do Cangaço. Outro exemplo é a cidade de São Cristóvão, que fica a 25 quilômetros da capital e é a quarta cidade mais antiga do Brasil – além de ter sido a primeira capital de Sergipe. O município, inclusive, possui o único Patrimônio Histórico da Unesco no estado: a Praça São Francisco.
Visando estimular o Turismo, o estado tem investido em promoção ao participar de feiras e eventos do segmento, roadshows nos principais mercados emissivos e na capacitação de agentes de viagens. Outra vertente deste trabalho é a realização de famtours e press trips para apresentar o estado para agentes de viagens e jornalistas. Em novembro, ocorre a Pré-Caju, considerada a maior prévia carnavalesca do estado, que movimenta 70 setores da economia sergipana e reúne, aproximadamente, 300 mil pessoas. E, na sequência, ainda é realizado o Natal Iluminado e o Projeto Verão Sergipe, intensificando as ações durante o período.
De acordo com Marcos Franco, secretário estadual do Turismo de Sergipe, um observatório está sendo implementado no estado, para que os dados possam ser acompanhados de forma mais fidedigna. Enquanto isso, fica a expectativa de que esta seja uma ótima temporada. “Estimamos ter uma temporada muito boa, em que sejam acolhidos os frutos do trabalho que está sendo realizado ao longo do ano. Esperamos ter um aumento expressivo no número de visitantes e de turistas no estado e que consigamos ter uma boa média de ocupação hoteleira, de ocupação e movimentação nos bares e restaurantes”, expressou o secretário.
Fonte: Brasilturis – Fotos: divulgação – Arquivo Portal Turismo Total.