O Governo de Cabo Verde pretende transformar o Tarrafal, na ilha de Santiago, num “destino turístico de excelência” em 2024, fomentando o empreendedorismo. Mais investimentos e o estudo para a via rápida de ligação do município com a cidade da Praia fazem parte dos planos para o Tarrafal, onde o grupo hoteleiro Oásis Atlântico já tem um hotel e planeia novos investimentos.
Segundo noticia a Inforpress, agência cabo-verdiana de notícias, o vice-primeiro-ministro e ministro do Fomento Empresarial, Olavo Correia, , avançou à margem da apresentação do Orçamento de Estado para o próximo ano, a via rápida vai encurtar tempo e permitir uma otimização no acesso aos recursos, valorizando todo o território da ilha.
O governante defende ser preciso olhar para o Tarrafal como um dos “melhores destinos” de Cabo Verde para se viver, mas também um “destino turístico de excelência”, um lugar onde as pessoas possam viver e trabalhar.
“O Tarrafal é uma referência cultural não só na área da música, do teatro, da poesia, mas também na área das indústrias criativas”, destaca Olavo Correia, acrescentando, que se juntar todos esses aspetos à economia digital, haverá um eixo que vai garantir as condições para o desenvolvimento da agricultura, pesca, indústrias e as demais atividades económicas.
O governante fez ainda saber que no Orçamento, no plano de retoma com mais de seis milhões de contos para todos os sectores de atividades económicas, o Tarrafal faz parte dos municípios contemplados, acrescentando que no que se refere diretamente ao setor do turismo, o Governo pretende avançar com um plano de fomento das pequenas unidades turísticas e de restauração.
Recorde-se que o grupo hoteleiro português Oásis Atlântico abriu, no início de julho do ano passado, o Tarrafal Alfândega Suites, empreendimento localizado na Baía do Tarrafal, mais concretamente no edifício da antiga Alfândega.
Este não irá ser, no entanto, o único empreendimento do Grupo português naquela localização já que, em julho do ano passado, o CEO da Oásis Atlântico, Alexandre Abade, afirmou em entrevista ao Turisver que a perspectiva do Grupo para o Tarrafal é de longo prazo.
Nesse sentido, já em fevereiro deste ano, o diretor de vendas do Grupo Oásis Atlântico, Bruno Solas, declarou ser intenção do Grupo de, num futuro próximo, construir um Eco Resort na Baía do Tarrafal.
Fonte: turisver.pt
Foto: Grupo Oásis Atlântico – Oásis Tarrafal Alfândega Suites