Por Clara Silva
Eventos geralmente provocam uma alta procura por hospedagens e, por isso, os preços já sobem bastante. Além disso, à medida que a demanda vai se esgotando, os preços vão crescendo mais e mais. No entanto, segundo a Prefeitura de Paris, o setor hoteleiro da cidade tem extrapolado nesse quesito em relação aos Jogos Olímpicos de 2024.
De acordo com um relatório expedido pelo gabinete de turismo de Paris, o preço dos hotéis pode subir 314% entre o verão de 2023 e o de 2024. “Queremos jogos populares, e não podemos realizar jogos populares com diária a 700 euros”, afirmou nesta segunda-feira (20) Frederic Hocquard, vice-prefeito de Paris para o turismo e a vida noturna, conforme publicado pela Reuters.
O estudo realizado pela prefeitura parisiense, segundo a matéria da Reuters, também criticou a demora dos hotéis da capital para abrir suas plataformas de reserva para os Jogos Olímpicos, marcados para ocorrerem entre 26 de julho e 11 de agosto. “Cerca de 66% dos hotéis ainda não estão disponíveis para reserva no período da Olimpíada”, informou Hocquard.
Alta de 400% e 500% em hotéis de Paris
Ainda de acordo com o gabinete de Turismo da cidade, uma diária na região de Paris custava 169 euros em julho de 2023 e no ano que vem, por conta dos Jogos, deve subir para 699 euros neste mesmo período. “O aumento é de 366% para as propriedades duas estrelas e 475% para as três estrelas”, explicou o órgão.
Importante ressaltar que os turistas podem optar pelo Airbnb, contudo, o Parlamento francês precisa aprovar uma lei contra o aluguel ilegal de casas para turismo. Na cidade, os moradores podem alugar seus lares por no máximo 120 dias por ano. O Congresso deve aprovar uma lei para que os locadores sejam taxados.
Fonte: Diário do Turismo – Foto, crédito Nelson Rocha – Arquivo Portal Turismo Total.