Por Isa Arnour
Que tal fazer uma viagem técnica de “benchmarking” à cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul? Conheça de perto as iniciativas sustentáveis dos empresários sul-mato-grossenses que podem elevar o seu negócio. Para ser contemplado, basta concorrer ao sorteio, respondendo o formulário da pesquisa ECOAR, disposto na internet até hoje, 10 de dezembro.
O ganhador da viagem terá ao longo de três dias uma imersão para conhecer o mercado do ecoturismo no Mato Grosso do Sul, identificar os pontos de sucesso das empresas, as melhorias que essas empresas implementaram para alcançarem uma comunicação empresarial eficiente e a profissionalização da gestão. Para além desses, terá, ainda, acesso a informações de como diminuir erros e reduzir custos na administração de um empreendimento de ecoturismo.
Na busca de mensurar a atividade de ecoturismo no Brasil, a pesquisa ECOAR é realizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, com os apoios do Ministério do Turismo (MTur), da Embratur e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo (ABETA) e a consultoria técnica da SPRINT Dados.
Até o momento, os dados preliminares da ECOAR apontam que 68,5% das empresas participantes da pesquisa atuam com ecoturismo. A atividade representa 62,3% do faturamento das empresas do setor. No Mato Grosso do Sul, 80,5% das empresas atuam com o ecoturismo, correspondendo a 73% do faturamento dessas empresas. Todavia, há de se ressaltar que, segundo a pesquisa, o Estado do Mato Grosso lidera as atividades do ecoturismo, onde 85,3% dos participantes estão comprometidos com a atividade.
Vale lembrar que todas as informações recolhidas na pesquisa estão protegidas pela Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Portanto, você, empresário do turismo, participe! Além concorrer à viagem técnica até Bonito (MS), a sua participação pode moldar o futuro do ecoturismo brasileiro. Clique no link da http://bit.ly/PesquisaECOARSebrae. Ascom, SPRINT Dados.