Imagina pernoitar num lindo e acolhedor abrigo ao pé da serra, em Taquaruçu, a 5 km do centro do distrito, com vista para a mata densa, enormes paredões, jardins coloridos, e ainda poder contar com um atendimento personalizado aliado às novas tecnologias de gestão?
A Pousada Recanto Oriental reabriu recentemente suas portas, após pausa de um ano. À frente da nova gestão, o consultor e gestor em turismo, especialista em roteiros de experiência, Marcos Luz, explica que o empreendimento retorna com a proposta de trazer todas as ferramentas tecnológicas, que incluem sistemas de reservas, check-in, check-out, camareira eletrônica, gestão de eventos, com o objetivo de melhorar a gestão e o atendimento direto ao hóspede.
Ele observa que as empresas de tecnologias atualmente fazem uma diferença imensa na gestão. “A bola da vez é a automação, ou seja, cada vez se necessita menos da intervenção humana: um chatbot faz a diferença, porque cruza informações com a inteligência artificial”, ressalta.
Febtur
O projeto, que envolve a aplicação do modelo de gestão de pequenas hospedagens desenvolvido pela empresa Tekoá Brasil, foi apresentado durante jantar de confraternização de fim de ano dos jornalistas e convidados da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Tocantins e Centro-Oeste (Febtur/TO), evento que marcou oficialmente a reabertura da Pousada Recanto Oriental.
Marcos Luz falou das suas propostas à frente do empreendimento, onde propõe fazer jus aos mais de 20 anos de experiência como consultor para outras empresas. “O desafio é tornar a Pousada Recanto Oriental um case de gestão de negócios de turismo na região de Palmas”, disse, ao lembrar que uma consultoria do Sebrae Goiás, onde está a base da empresa Tekoá Brasil, sugeriu a ele o desafio.
O empreendedor explanou sobre algumas frentes de trabalho determinantes. Uma delas será colocar a pousada no mundo das tecnologias, segundo ele, “para poder dedicar mais tempo e maior atenção ao turista”, disse confiante. Reforçou que este é o grande objetivo e completou: “quanto mais rápido as empresas conseguirem adaptar-se ao universo das tecnologias, mais tempo sobrará para nós, humanos, cuidarmos do hóspede”, ressaltou.
Outra proposta importante, se refere à gestão de pessoas e de atendimento. Segundo Marcos Luz, o foco estará nas demandas atuais do mercado de hospedagem, que são a utilização de tecnologias no atendimento ao cliente. Isso significa oferecer ao hóspede maior qualidade nas respostas às suas demandas.
Para o empresário, a pousada é um negócio que exige muito. “É preciso gostar de gente, mostrar sorriso a qualquer hora do dia ou da noite, estar disposto a contornar uma série de ânimos possíveis do hóspede, que precisa de acolhimento.”
Conforme ele, “isso é o que determina a hospitalidade e essa é a postura que esperamos da equipe”. Por outro lado, Marcos Luz acredita que o comprometimento, na sua própria condição de gestor e capacitações contínuas dos colaboradores irão proporcionar o devido equilíbrio.
Para a presidente da Febtur-TO, a jornalista Seleucia Fontes, a reabertura da Pousada representa incremento no mercado de hospedagem na região de Taquaruçu, que vem revelando nos últimos tempos alta considerável na demanda. Além disso, esta nova proposta é um importante atrativo no mercado de profissionais do turismo, que incentiva a vocação da região na gastronomia e prestação dos diversos serviços no setor. Uma responsabilidade que interessa aos jornalistas da Febtur levar à sociedade.
Oriente ao pé da Serra
A Pousada Recanto Oriental brinda ao hóspede a gratificante experiência de visitar um pedacinho da cultura oriental mesclada às referências socioculturais do Brasil Central. Surpreende o visitante com um enxoval renovado, de altíssima qualidade e referências da arquitetura nipônica, especialmente em seu restaurante.
Tudo isso, entrega ao turista mais que diversão e lazer durante sua estada, representa um agradável passeio por uma galeria de cultura diferente. Os dormitórios levam nomes de cidades do Japão grafados nas portas com traços orientais. Lendas e crenças são contadas por todos os ambientes nas diversas linguagens visuais, permitindo-nos revisitar a história migratória no Brasil e seus significados profundos na diversidade e costumes.
Marcos Luz relata que os fundadores e proprietários do imóvel, o casal Kazuhiro Matubara e Ivonete Vieira o inspiram a preservar os signos da herança migratória brasileira, presentes em cada canto da pousada. Os conhecimentos históricos adquiridos e/ou apreciados representam, certamente, imensurável valor a agregar à vivencia do visitante, juntamente com as referências do Cerrado brasileiro, que marca a culinária local e a localização da pousada, na zona rural de Taquaruçu, distrito turístico distante apenas 30 km do centro da Capital tocantinense.
Saiba mais
Serviços – Hospedagem com café da manhã; auditório e outros ambientes para eventos; coffe break; restaurante sob encomenda; Day Use
Endereço: Loteamento Santa Fé, lote 40-C, S/N, Distrito de Taquaruçu, Palmas/TO
Contatos: (63) 99212 8409 – e-mail: reservas.recantooriental@gmail.com