Por Eduardo Santos
Uma pesquisa da operadora Decolar.com, divulgada nesta semana, aponta Salvador como o destino nacional mais procurado por turistas para curtir o Natal 2023, e o segundo lugar mais buscado para o Réveillon, atrás apenas de Recife (PE). Foi ampliada em 50% a busca por passagens aéreas para a cidade no período, em comparação ao Natal de 2022, superando São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).
Na mesma linha, a plataforma digital para compartilhamento de hospedagem Airbnb destaca a capital baiana como um dos destinos mais procurados do Brasil para o ano de 2024, deixando para trás destinos como Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL).
O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, afirma que o destino Salvador tem sido apresentado ao Brasil e ao mundo com muita frequência, num trabalho efetivo da Prefeitura. Além disso, afirma, quem vem a Salvador fala muito bem da cidade, passando a experiência para outras pessoas, numa cadeia positiva.
“A cidade está muito bem cuidada, sempre em obras, com equipamentos culturais e turísticos. Em breve teremos a Casa das Histórias de Salvador, a Galeria do Mercado Modelo, a segunda fase do Muncab (Museu da Cultura Afro-Brasileira), tudo programado para ser entregue entre esse final de ano e o início de 2024. Além destas, há diversas outras intervenções, a exemplo da ampliação da Cidade da Música, com mais duas etapas, em um conjunto de ações que estão sendo feitas pela gestão municipal, intensificando essa continuidade de ações iniciadas em 2013, transformando a capital baiana na cidade mais visitada do país. E esse, com certeza, será o maior verão de todos os tempos”, projeta Magalhães.
Novos atrativos
O gestor também lembra que a ampliação de opções, espaços culturais e equipamentos turísticos tem ajudado a aumentar o tempo que o turista permanece em Salvador e, consequentemente, amplia o quanto ele gasta na cidade, dando bons números à economia e proporcionando a geração de emprego e renda local. Hoje, completa o diretor, a capital baiana possui um mix de experiências únicas, como o afroturismo, as belezas naturais e históricas e equipamentos como museus, casas culturais e demais conteúdos que estão contidos nestes espaços, seja na orla, Pituba, Centro Histórico, Rio Vermelho, Caminho da Fé, com a devoção à Santa Dulce e seu memorial e festas populares, com investimento pesado pelo Município para colocar a cidade em evidência, com opções de qualidade.
“Pensamos dessa forma: se o soteropolitano está feliz em sua cidade, qualquer visitante que aqui chegar vai ser feliz na mesma medida. Para isso, contamos com a parceria salutar do trade turístico, buscando sempre acertar, escutando a população e os empreendedores, aprimorando e corrigindo erros, e estamos recebendo respostas positivas de todos”, destaca Magalhães.
O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa, explica que Salvador, desde novembro, deu indícios de que este seria um verão diferente, com lotação acima da média, chegando a mais de 90%. “Isso se deve, evidentemente, aos cuidados com a cidade, à divulgação e ao tempo de mídia que a Prefeitura tem conseguido, assim como a captação de voos nacionais e internacionais, que vêm melhorando a cada dia”, diz.
Fonte: Secom-PMS
Foto: Igor Santos/Secom PMS