O interesse do brasileiro em usar os recursos que consegue economizar no mês para investir em viajar voltou a aumentar em 2023. É o que aponta a mais recente pesquisa RADAR FEBRABAN.
Conforme o levantamento, 15% dos entrevistados em dezembro de 2023 pretendem usar as economias para fazer turismo, índice que era de 12% no mesmo mês de 2022. Sobre o tema, o público tinha a opção de escolher mais de uma destinação para os recursos.
“A vontade de viajar subiu três pontos. Tal aspiração é mais citada na faixa acima de 60 anos (21%) e nas faixas de escolaridade e renda mais altas (nível superior: 20%; mais de 5 SM: 21%)”, afirma o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.
Nos últimos 30 meses, a expectativa de usar sobras financeiras em viagens registrou pico de respostas em junho de 2021, quando 29% dos entrevistados escolheram disseram ter interesse em usar as economias para viajar. O índice caiu a 12% em dezembro de 2022 e registrou a mínima no período de 11% em fevereiro de 2023. Desde então, vem em recuperação.
Outras opções de investimento têm apresentado estabilidade na comparação entre dezembro de 2022 e 2023, como comprar imóvel, com a preferência de 31%; aplicar na poupança, com uma fatia de 19%; e reformar a casa, opção relatada por 21% dos brasileiros.
Das principais alternativas, somente houve alta em aplicar em outros investimentos bancários (de 20% a 25% no comparativo) e fazer cursos e melhorar a sua educação e da família (de 12% a 16%), além do turismo.
Sobre a Pesquisa
Realizada entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do País, pelo IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) para a FEBRABAN, esta edição do RADAR FEBRABAN mapeia as expectativas dos brasileiros sobre este ano e para o próximo, tanto em relação à vida pessoal, quanto em relação à política e à economia do país, e mensura como a população encara as compras de fim de ano, o endividamento, a Reforma Tributária, os golpes e tentativas de golpes bancários. A pesquisa também apura as opiniões de cada uma das cinco regiões brasileiras. Confira a apresentação no link.
Wow! This could be one particular of the most useful blogs We have ever arrive across on this subject. Actually Excellent. I’m also an expert in this topic therefore I can understand your hard work.