* Por Duda Tawil
Semana passada, foi lançado em toda a Itália o novo livro da jornalista, pesquisadora, brasilianista e escritora Antonella Rita Roscilli. O título da obra é Storia di un pino di città e altri racconti (traduzindo: História de um pinheiro de cidade e outros contos), pela Antonio Dellisanti Editore.
São contos bilíngues, em italiano e em português. A revisão dos textos em português teve a curadoria de Alessandra Stella Porcheddu Contini, professora brasileira de língua portuguesa. O prefácio é de Lorena Bianchetti, da Rai-Radiotelevisione Italiana, criadora e apresentadora do programa “A sua immagine”.
O posfácio ficou a cargo da professora Edilene Matos, escritora e docente da Universidade Federal da Bahia, membro da Academia de Letras da Bahia – ALB. “São contos para todos, adultos e crianças: contos ecológicos, histórias fantásticas e de afeto, metáforas de valores importantes para a vida”, diz a autora, de sua casa de Roma. O lançamento aqui no Brasil está previsto no decorrer de 2024.
Anto é correspondente da ALB e do IGHB na Itália. Foto: G. Pirri
Antonella Rita é a biógrafa da memorialista Zélia Gattai, mulher do escritor baiano Jorge Amado. É mestra e doutora em pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, tem três livros lançados, e na Itália é membro correspondente da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
Excelente notícia! Antonella é uma brilhante acadêmica, um dos membros mais ativos da nossa Academia de Letras da Bahia e hoje pode ser considerada uma autêntica baiana da Itália, uma baiana que a Itália nos deu de presente. Saúdo o lançamento de seu livro.