Os litorais Norte e Paulista, por conta do calor e feriados, apresentaram bons indicadores. Já a Capital Paulista teve sua maior taxa de ocupação do ano, por conta dos vários shows que ocorreram no mês.
A MRT Sudoeste apresentou retração na diária média, depois de um desempenho crescente ao longo do ano. Na análise da relação funcionários x Uhs, novembro apresentou 0,48, outra queda seguida superior a 0,01 ponto em relação a outubro/23.
Na comparação com julho/20 (início da série), a queda acumulada é de 0,12 (20%), depois de atingir o mesmo índice do início do estudo, no 33º mês. A relação de despesas x receitas apresentou desempenho mais positivo nesta apuração.
Esta edição apresentou os indicadores de acordo com o tipo de hotel (Econômico, Midscale e Upscale) e quanto ao posicionamento principal (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções).
Houve mais retornos de respostas, contabilizando 98 hotéis, porém somente 12 MRTs – índice mais baixo do ano, com representatividade de 12.519 Uhs.
Diante desta nova queda expressiva nas respostas, a ABIH-SP reforça a importância de os hotéis responderem à pesquisa, pois somente com a análise crítica de uma boa base de dados é possível balizar as ações e pleitear melhorias no setor.
Indicadores iniciais, com base na amostragem
As respostas dos associados por MRT do Estado (são 16, no total): 75,00% em novembro e 81.25 em outubro. A representatividade de municípios das respostas colhidas: 76,90% em novembro e 81,73% em outubro. A representatividade de Uhs dos municípios que responderam (180.710 Uhs no total): 54,84% em novembro (99.109 Uhs), contra 52,55% em outubro (94.956 Uhs). Total de hotéis que responderam à pesquisa: 3,04% em novembro e 2,92% em outubro.
Resultado consolidado do Estado
Taxa de Ocupação
Novembro/23: 65,95%. Acumulado do ano: 59,54%. Variação em relação a outubro/23: 9,01%. Em relação a novembro/19: – 5,83%. A novembro/20: 205,39%. A novembro/21: 18,83%. E a novembro/22: – 4,67%.
Diária Média
Novembro/23: R$ 394,25. Acumulado do ano: R$ 385,29. Variação em relação a outubro/23: 3,68%. Em relação a novembro/19: 22,48%. A novembro/20: 64,97%. A novembro/21: 43,39%. E a novembro/22: 7,57%.
Rev Par
Novembro/23: R$ 260,01. Acumulado do ano: R$ 230,07. Variação em relação a outubro/23: 13,02%. Em relação a outubro/19: 15,70%. A outubro/20: 238,82%. A outubro/21: 70,39%. E a outubro/22: 12,54%.
Indicadores por categoria de hotéis
Dos respondentes, 15,30% declararam-se Upscale. Já 31,64, Midscale. E 53,06% consideram-se Econômico.
Indicadores por atividade principal declarada dos hotéis
Posicionaram-se como Corporativo 69,38% dos respondentes. Lazer: 17,35%. E Ambos: 13,27%.
Termômetro de rentabilidade dos hotéis
Estão com despesas até 30% da receita: 4,29%. De 31% a 40% da receita; 8,57%. De 41% a 50%: 20,00%. De 51% a 60% da Receita: 21,43%. De 61% a 70%; 20,00%. De 71% a 80%:10,00%. E com despesas de 81% a 90% da receita: 8,57%.
Sondagem sobre Expectativa de Ocupação – Natal
e Réveillon’ – semana de 23/12/23 a 02/01/24
Cerca de 10 dias antes do Natal e 17 do Réveillon, a ABIH-SP realizou a terceira sondagem de previsão de ocupação dos hotéis para o período. A Ocupação Média de 2022 foi de 75% neste período, entre todas as MRTs. Na primeira sondagem realizada em agosto/23, expectativa de Ocupação Média para 2023 ficou em 72%. Confira a íntegra do relatório.
Já a segunda expectativa, realizada em outubro/23, ficou em 76%. E por fim, a terceira e última sondagem apresentou uma expectativa de 80%. Registrou-se uma variação positiva de 8%, na comparação com a primeira sondagem.