Inclusão e sustentabilidade são as palavras de ordem para o turismo em 2024

*Por Alexandre Sampaio

Encerramos mais um ano com sucesso, e, desta vez, com mais certeza de que queremos deixar um mundo melhor e mais sustentável para as próximas gerações. Recentemente, membros da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) reuniram-se para trocar ideias sobre a importância da governabilidade com abordagens participativas e dados oportunos no avanço da sustentabilidade nos destinos através do turismo.

Estas práticas, centradas na inclusão e na tomada de decisões com base em dados, estão conduzindo uma mudança positiva no sentido de um desenvolvimento do turismo que seja ao mesmo tempo sustentável e inclusivo. A sustentabilidade no turismo vai além do cuidado com a exploração e a visitação de ambientes naturais. Estas ideias abrangem dimensões econômicas, ambientais e socioeconômicas.

Depois da pandemia global que vivemos e tantas outras catástrofes e desastres naturais, vemos que o mercado abriu os olhos para ir além. O turismo busca o compromisso de abraçar a transformação e inovação em todos os setores que movimentam esse nicho. Por isso, vejo que as palavras de ordem que vão mover o nosso setor são inclusão e sustentabilidade.

Em 2024, vislumbramos um setor que recepcione cada vez mais pessoas de diferentes etnias, culturas, línguas e religiões. Outro ponto importante é que o turismo tem se tornado cada vez mais acessível. O turismo terrestre nos evidenciou isso nos dados divulgados. A maneira de explorar e conhecer um novo lugar vem se ampliando e abrangendo novos públicos.

Acredito que viveremos um novo ano cheio de novas experiências, aprendizados, novos horizontes e descobertas. Seguindo como importante máquina da economia, o turismo e a hospitalidade brasileira seguem realizando sonhos pelos quatro cantos do país. Celebremos o novo ano que se inicia, mais sustentável e inclusivo!

* Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Fonte: Portal do Comércio de Bens, Serviços e Turismo brasileiro   –  Foto: Marcelo Freire.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *