Bahia: Festa do padroeiro e ação ambiental movimentam turismo em Camaçari 

A tradicional procissão pelo centro da cidade, seguida de uma missa campal, na praça Desembargador Montenegro, encerraram, na tarde do último domingo (7), o novenário de São Thomaz de Cantuária, padroeiro de Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros. A festa, que ainda repercute no município, movimentou o turismo religioso na região, com a participação de fiéis de municípios vizinhos.

Presente no evento, o titular da Secretaria de Turismo do Estado ( Setur-BA), Maurício Bacelar, destacou os atrativos da Costa dos Coqueiros, que vão além das belas praias. “ Rica em belezas naturais, a região abriga também manifestações importantes do turismo religioso católico, como a devoção à Nossa Senhora das Candeias, no município de mesmo nome; o projeto Cidade Santa, em Dias D’Ávila; e essa linda Festa de São Thomaz de Cantuária, uma tradição muito forte de Camaçari, que atrai moradores de outras localidades ”, pontuou.

 “Além do aspecto religioso, há também o histórico e cultural, porque a cidade nasceu em torno dessa devoção. O potencial turístico é grande, porque no território da diocese temos muitas igrejas, um vasto patrimônio e belezas arquitetônicas”, completou dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo da Diocese de Camaçari.

Turismo responsável – Ainda em Camaçari, na manhã de domingo (7), a praia de Jauá recebeu o projeto “Verão de Todos & Para Todos”, com ações de conscientização ambiental e recreativas. Voluntários retiraram lixo da areia, com o apoio da Cooperativa de Materiais Recicláveis (Coopmarc), e distribuíram sacolas para resíduos entre os banhistas. No local, foi instalada uma estação de coleta seletiva.

“Conversamos com barraqueiros, donos de restaurantes e banhistas sobre a importância da limpeza e conservação das praias, estimulando que as pessoas recolham o seu próprio lixo e façam o descarte correto. A ideia é multiplicar essa consciência do cuidado com o meio ambiente, para promover o turismo responsável ”, explicou Manuelina Ferreira, da Soberana Eventos, responsável pela iniciativa, com o incentivo da Setur-BA.

A professora universitária Simone Brandão, 53 anos, que veio do Rio de Janeiro para curtir o verão na Bahia, aprovou a ação. “ É a segunda vez que visito Jauá, um local muito agradável, com mar tranquilo, bom para o banho e perto de Salvador. Gostei de ver essa mobilização para manter a praia limpa”. O projeto terá continuidade na Orla de Camaçari, nos próximos domingos de janeiro, nas praias de Arembepe, Barra do Jacuípe e Guarajuba.  Fonte: Setur-Ba – Foto: Tatiana Azeviche.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *