A celebração da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (11), marca o início da contagem regressiva para o Carnaval de Salvador. A festa popular de caráter religioso – mas que também tem o seu lado profano – contará com a apresentação de mais de 60 entidades, incluindo grupos musicais, blocos e artistas. Responsáveis pela trilha sonora da caminhada, eles iniciam as apresentações após o cortejo das baianas, nas imediações da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, logo após o ato inter-religioso previsto para as 8h.
As bandas e manifestações culturais, devidamente inscritas e cadastradas na Empresa Salvador Turismo (Saltur), alegram fiéis, baianos e turistas que participam da festa, que este ano tem o tema: “Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”. Toda programação fará menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante o lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor”.
Desde 2005, o grupo de percussão Orixalá Batalá, que homenageia o maior dos orixás e foi criado pelo Mestre Giba Gonçalves, participa da festa. São dezenas de percussionistas, sobretudo mulheres, que vêm de cidades como Brasília, Natal e Aracaju, mas também de outros países, para participarem do cortejo, sendo um dos primeiros a desfilar, com concentração no Terminal Marítimo do Comércio.
Um dos mentores do grupo é o cantor baiano Gerônimo Santana, que vai acompanhar o bloco. Com o repertório pautado no samba reggae, o Orixalá Batalá promete levar o ritmo genuinamente baiano para as ruas, desde o Comércio até a Colina Sagrada. “A festa reúne gente do mundo inteiro. Para nós, é uma honra participar. Não temos muitas pretensões, apenas pelo diletantismo de viver e curtir a festa”, afirmou.
Presente na festa pelo segundo ano consecutivo, o microtrio NanoBill será a 19ª atração a animar o público. A concentração será nas proximidades da Igreja dos Mares. De lá, os foliões acompanham o cantor Bila Rey, que promete um repertório diverso, com mais de 1 mil canções selecionadas. Animado, ele diz que participar da folia na Lavagem do Bonfim é um presente. “Adoramos tocar nessa festa que é tão nossa, que carrega a cara do nosso povo baiano. Vai ser massa”, aposta o artista.
Normas
A Prefeitura lembra que os participantes do desfile só poderão ter acesso aos locais de concentração e de partida do cortejo, entre a Avenida Contorno até a Praça Tupinambás, mediante a autorização da Saltur. O nível máximo permitido de emissão sonora no percurso é de 100 decibéis. A medição é feita à distância de cinco metros de onde se encontra a fonte emissora do som.
É proibida ainda a utilização de cordas e de carroças com tração animal. Não poderá haver alteração do carro inscrito no dia do desfile. A armação dos participantes será realizada por ordem de chegada. Depois do término do evento, os carros inscritos não poderão permanecer em nenhum lugar do circuito, ficando sujeito a reboque e multa. Assim como não pode subir a Colina Sagrada, voltando à Praça Irmã Dulce no Largo de Roma.
Fonte: Tribuna da Bahia – Foto: Daniel Meira-SeturBA- Arquivo Portal Turismo Total