Por Clara Silva
Os países do Mercosul Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, mais a Bolívia, que está em processo de adesão ao grupo, e o Chile, que é associado ao bloco econômico, vão lançar a marca única “Visit South America” (“Visite a América do Sul”, em tradução livre). O lançamento ocorre no dia 25 de janeiro durante a Fitur, feira de turismo que será realizada em Madri, na Espanha.
De acordo com as autoridades representantes, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o turismo sul-americano e trabalhar os destinos de forma conjunta em eventos internacionais.
Há cinco trajetos turísticos no programa de promoção dessa nova marca. São eles: Caminho dos Jesuítas (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai); Rota da Patagônia (Argentina e Chile); Rota da Puna (Argentina, Bolívia e Chile); Rota do Vinho e dos Andes (Argentina, Chile e Uruguai); e Rota da Selva (Brasil, Argentina e Paraguai).
“Temos trabalhado para atuarmos nos eventos internacionais como um bloco forte e integrado por entendermos que só assim vamos conseguir avançar juntos no campo do turismo”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino, conforme publicado na Veja nesta segunda-feira (15).
“A recente inauguração do escritório da Organização Mundial do Turismo para as Américas no Rio de Janeiro é mais um fato que deve impulsionar o turismo em toda a nossa região”, acrescenta.
Nesta edição, a Fitur ocorre entre os dias 24 e 28 de janeiro e terá representantes de todos os setores do turismo nacional — empresas, destinos, Embratur e prestadores de serviço. Fonte: Diário do Turismo.