A Organização Mundial do Turismo, organização das Nações Unidas (UNWTO) tem agora uma nova denominação: ONU Turismo. O objetivo, segundo a organização, é reafirmar o seu estatuto de “líder global em turismo para o desenvolvimento” e entrar “numa nova era, com um novo nome e uma nova marca”.
De acordo com o comunicado da organização, “com esta nova marca, a organização reafirma o seu estatuto de organização especializada das Nações Unidas para o turismo e líder global em turismo para o desenvolvimento, impulsionando a mudança social e econômica para garantir que ‘as pessoas e o planeta’ sejam o centro das atenções”.
No âmbito desta alteração foi criada uma nova identidade visual e uma nova narrativa de marca que “gira em torno de três mensagens principais: a ONU como organização altruísta global, a noção de conectar humanos em todo o mundo e o conceito de proatividade e movimento“.
“Melhorar o bem-estar dos indivíduos, salvaguardar o ambiente natural, estimular o avanço económico e promover a harmonia internacional são objectivos fundamentais que constituem a essência fundamental do Turismo da ONU”, refere o comunicado, onde é também frisado que “ao afastar-se das siglas, o Turismo da ONU adopta uma postura mais acessível e capitaliza os seus pontos fortes” uma vez que “ONU” significa autoridade, e o turismo, um conceito simples e compreensível para todos.
Segundo a organização, os seus membros apoiaram, dando o seu aval “à profunda transformação e reinvenção do Turismo da ONU nos últimos anos”.
Com 160 Estados-Membros e centenas de afiliados do sector privado, o Turismo da ONU tem a sua sede em Madrid, e escritórios regionais em Nara (Japão), cobrindo a Ásia e o Pacífico, Riade (Arábia Saudita) para o Médio Oriente, bem como futuros escritórios regionais para as Américas (Rio de Janeiro, Brasil) e África (Marrocos).
As suas prioridades, sublinha o mesmo documento, “centram-se na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objectivos Globais”. Além disso, a organização promove uma educação de qualidade, apoia empregos dignos no setor, identifica talentos e impulsiona a inovação e acelera a ação climática e a sustentabilidade do turismo”..
Sobre a alteração agora anunciada, Zurab Pololikashvili, secretário-geral do Turismo da ONU, afirmou: “À medida que a sociedade progride, o sector do turismo, tal como muitos outros sectores, precisa de se transformar para servir como um catalisador para a prosperidade à escala universal. Melhorar o bem-estar dos indivíduos, salvaguardar o ambiente natural, estimular o avanço económico e promover a harmonia internacional são objectivos fundamentais que constituem a essência fundamental do Turismo da ONU. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que agora é central para muitas economias.”
Segundo o comunicado da organização, a nova marca será implementada gradualmente em todos os pontos de contato do Turismo da ONU ao longo dos próximos meses, começando pelos canais digitais como o site, social media e boletins informativos, seguidos por espaços físicos como escritórios e eventos, e elementos como relatórios e material de escritório. Fonte: turisver.pt.