A Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, realizada mês a mês pela ABIH-SP, chega à 42ª edição. Apresenta, além dos indicadores de dezembro/23, uma análise do fechamento do ano.
Desempenho de dezembro foi bom, apesar de queda em relação a novembro. Porém, na comparação com o mesmo período de 2022, houve melhora nos três principais indicadores. Destaque para a Diária Média, com recorde histórico desde o início desta série, em julho/20.
Das 16 MRTs consideradas, 14 responderam à pesquisa (87,5%). As MRTs Nordeste Paulista e Planalto Paulista apresentam abstinência muito grande desde o início do estudo. ABIH-SP recomenda que a pesquisa seja respondida, em especial nestas duas MRTs, para aprimoramento de extração e análise dos dados.
Indicadores básicos
|
Já Diária Média apresentou alta em quase todas as MRTs, em dezembro/23. Apenas a MRT Vale do Paraíba Serras registrou queda em relação à novembro/23. Isso ratifica a informação de recorde deste indicador em dezembro/23.
Por fim, o RevPar cresceu em 6 MRTs e caiu em 8, na comparação com novembro/23. Este indicador acompanha o comportamento histórico de queda em relação a novembro, pois uma de suas variáveis é a taxa de ocupação. Porém, em relação a dezembro/22, este indicador apresentou alta expressiva. Foto: Agência Brasil-Arquivo Portal Turismo Total.