Novos relatórios do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e da Microsoft destacam o poder transformador da IA (Inteligência Artificial) para a indústria das viagens e turismo marcando um “compromisso com um futuro digital e proporcionando experiências incomparáveis ao cliente”, sublinha o WTTC.
O WTTC afirma estar empenhado em impulsionar a inovação e apoiar o setor na adoção da IA e outras tecnologias de ponta, reconhecendo a importância crucial da IA na revolução do setor, nomeadamente no que concerne à sustentabilidade e à criação de experiências.
“O WTTC acredita que a IA pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de uma experiência personalizada e melhorada agora e no futuro” e que o pode fazer ao longo de todo o processo da viagem,
Em nota à imprensa, o organismo defende que “esta tecnologia pode capacitar recomendações personalizadas e estratégias de marketing, analisando dados dos viajantes, otimizando estratégias de preços através de ajustes em tempo real e oferecendo respostas instantâneas e interações ajustadas através de sofisticados chatbots alimentados por IA”
Apresentado durante a FITUR, o relatório do WTTC, realizado em colaboração com a Microsoft, também destaca que as capacidades da IA se estendem à previsão de padrões de procura futuros, à alocação eficiente de recursos e ao fornecimento de informações valiosas para governos e players da indústria das viagens e turismo.
“Este contributo pode ser fundamental na promoção da sustentabilidade com uma gestão eficiente dos recursos, monitorizando e minimizando os impactos ambientais, garantindo um setor mais responsável e sustentável”, refere o organismo.
“A IA surge como um catalisador para mudanças positivas. As capacidades transformadoras destacadas neste relatório demonstram que a IA não é apenas um avanço tecnológico, é uma ferramenta estratégica que pode personalizar a experiência do cliente, impulsionar melhorias sustentáveis e criar modelos de preços em tempo real”, refere Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, disse:
Já Julie Shainock, diretora-geral de Viagens, Transporte e Logística da Microsoft, defende que “o uso dos modelos Azure OpenAI da Microsoft em todo o setor permite maior produtividade para as empresas e proporciona uma experiência mais personalizada ao cliente”.
Turismo mais atrasado no uso do IA
O relatório revela que o setor está atrás de outras indústrias voltadas para o consumidor na adoção da IA. Foto: © – Shutterstock.
O aumento da IA em vários sectores no último ano é agora uma força relevante, e o sector das viagens e turismo deve agir agora para alavancar o seu impacto.
Os desafios que devem ser superados pelas empresas de Viagens e Turismo incluem a escassez de trabalhadores qualificados em IA, infraestruturas de IA limitadas e a ausência de uma “estratégia de IA” formal em muitos planos de negócios.
As empresas de viagens e turismo são instadas a adotar a IA como uma prioridade estratégica, investindo fortemente em talentos para promover a colaboração entre humanos e IA.
O relatório aborda o potencial de criação de emprego, reconhecendo que, embora a IA seja perturbadora, irá, por sua vez, gerar novas oportunidades. Fonte: turisver.pt