Ceará: turista vai ter de pagar duas taxas para visitar Jericoacoara

O jornal português Publituris publica hoje que para visitar o Parque Nacional de Jericoacoara, uma das maravilhas naturais do estado brasileiro do Ceará, vai ficar mais caro. Após ser concedido, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), à iniciativa privada por 61 milhões de reais, e por um período de 30 anos ao grupo Cataratas, que administra também os parques das Cataratas do Iguaçu e de Fernando de Noronha, ambos no Brasil, a partir de agora, além da taxa municipal de turismo, será necessário pagar uma entrada para visitar a região. No primeiro ano da concessão, o valor será de 50 reais.

Jericoacoara é a praia no município de Jijoca de Jericoacoara. Os turistas que pretendam visitar o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará – Brasil) vão ter de pagar duas taxas: uma é a de turismo, cobrada pelo município, e a outra, que pode chegar aos 120 reais, por dia, é imposta pela concessionária do território.

 

O contrato de concessão, redigido pelo ICMBio, estabelece que a concessionária poderá arrecadar a taxa de turismo municipal, atualmente fixada em 41,50 pelo município. Desta forma, os visitantes deverão desembolsar pelo menos 91,50 reais, combinando o ingresso e a taxa de turismo do município.

Segundo avança a imprensa brasileira, o valor da entrada, segundo o contrato, passa a custar 70 reais no segundo ano de concessão, para ir aumentando até aos 120 reais a partir dos cinco anos, com reajustes anuais conforme a inflação.

O contrato também prevê isenções para crianças de até seis anos, guias de turismo, pesquisadores em atividade ambiental e moradores de Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, municípios que fazem parte do Parque Nacional.

A nova taxa é válida apenas para a entrada no parque. Qualquer outro serviço prestado pode ser cobrado pela concessionária.

Fonte: publituris.pt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *