A Flórida, além dos Estados Unidos como um todo, é um destino muito procurados por turistas brasileiros – totalizando mais de um milhão só em 2023. Alguns até brincam que o estado é parte do Brasil, visto que concentra mais de 300 mil imigrantes brasileiros. Ainda assim, o Visit Florida – feira de turismo que acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro no Miami Beach Convention Center – revelou os principais motivos para turistas, incluindo brasileiros, deixarem de optar pelo destino ao planejarem suas viagens.
A resposta mais expressiva por parte dos brasileiros em relação a viajar para a Flórida é que “Há outros lugares que prefiro visitar”, elencada por 33% dos entrevistados. O dado é seguido por “Custo da viagem é muito alto” por 17%, “Incerteza financeira” (16%), “Outros destinos têm um valor melhor” (15%), “Tempo de férias insuficiente” (10%), “Já estive lá muitas vezes” (10%) e “Taxa de câmbio torna inacessível” (10%). Em relação à edição da pesquisa de 2019, o “Já estive lá muitas vezes” é o que apresentou queda significativa, possivelmente em função do intervalo nas viagens causado pela pandemia de Covid-19.
Quanto aos Estados Unidos como um todo, “Há outros lugares que prefiro visitar” também é o principal motivo, elencado por 43% dos turistas brasileiros. Em seguida, está o “Custo da viagem é muito alto” (23%), “Outros destinos têm um valor melhor” (19%), “Já estive lá muitas vezes” (19%) e “Taxa de câmbio torna inacessível” (14%). Assim como a Flórida, o “Já estive lá muitas vezes” foi uma resposta mais comum em 2019, enquanto o “Custo da viagem é muito alto” apresentou o maior crescimento entre os turistas brasileiros.
Vale dizer que, registrando mais de 1,02 milhão de turistas brasileiros, a Flórida contou com 311 mil visitantes brasileiros a mais do que fora registrado ao ano anterior, crescimento de 43,8% frente aos 709 mil verificados em 2022, e se aproxima do 1,3 milhão registrado em 2019.
Fonte: Brasilturis – Foto: divulgação-Arquivo Portal Turismo Total.