Turismo da Bahia está em estado de graça

Por Nelson Rocha – 
Diretor-Editor do Portal Turismo Total –
Meus cinco sentidos continuam desfrutando do cheiro que envolve baianos e turistas em torno do tabuleiro de uma baiana do acarajé. Aliás, por evitar fritura, prefiro saciar o paladar com um gostoso abará. De preferência com o olhar no pôr do sol por trás da baía de TodososSantos, ouvindo um samba de Batatinha cantado por Nelson Rufino, pegando carona no entardecer de Salvador. 
A curta temporada na terra natal tem sido extremamente gratificante. Quanto ao turismo baiano, este  estava sem graça, devido ao efeito natural do pós-pandemia, cujos resultados amarguraram turistas e  players do setor. 
Mas, a partir do segundo semestre de 2023, começamos a perceber sinais, oriundos de plataformas de vendas de viagens, que o turista estrangeiro começava a retornar ao Brasil e a maioria dos brasileiros expressava que  tudo o que mais deseja é poder viajar pelas regiões do país.
O resultado é que o verão 2024 chegou trazendo no vento um bom tempo para o nosso potencial turístico. A Bahia, conforme pesquisas dessas plataformas, desponta no cenário da alta temporada à beira mar. Que o diga a Airbnb, plataforma de aluguéis temporários. 
A secretaria de Turismo projeta a passagem de 6,5 milhões de visitantes pelas 13 zonas turísticas do estado. A economia deve contabilizar 9,8 bilhões de reais em receita gerada pelos visitantes na alta temporada.   
Se as passagens aéreas não fossem tão caras, mais turistas estariam dançando no ensaio do Olodum, visitando a Igreja do Bonfim, participando dos  eventos do verão 2024 e passeando no mar azul da nossa bela costa. 
 
Uma outra pesquisa aponta que São Paulo, Rio de Janeiro e a Bahia, são os destinos preferidos para turistar este ano.    
Muitos quando desembarcam no estado, ficam no sul, em Porto Seguro, onde lá próximo, em Trancoso, o pátio do aeroporto anda lotado de jatinhos. As duas cidades baianas em destaque estão entre as dez mais procuradas por turistas.
Aliás, a primeira capital do Brasil  deve ser palco da alegria de 800 mil deles no período da folia, conforme informa o município. A hotelaria local vibra com a expectativa de quase 100% de ocupação.
Litoral Norte, Chapada Diamantina, com Lençóis literalmente abertos para quem for experimentar suas noites com cheiro de natureza e trilha musical regional, acompanhadas por pratos de uma gastronomia especial, também estão no roteiro do melhor que há no destino, que ver bares e restaurantes melhorando no atendimento e faturamento, enquanto mais voos nacionais e internacionais aqui pousam. 
Enfim, por tudo isto, o turismo da Bahia, nesta época de calor quase insuportável, está em estado de graça, bombando... Bem vindos os que aqui desembarcam. Boas Festas sob a luz do astro Rei, para baianos e visitantes! 

 

 

Foto: Rômulo Portela – Portal Turismo Total     

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *