Turismo Sustentável: Ilha dos Arvoredos é o atrativo turístico das Américas com selo Green Key

A certificação da Ilha dos Arvoredos com o selo Green Key torna a ilha o primeiro e único atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a ter esta certificação ambiental internacional e a insere no mapa mundial do Turismo Sustentável.

Para apresentar esta novidade ao trade turístico, representantes do projeto da Ilha dos Arvoredos estiveram recentemente na sede do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB) – Visite Guarujá, associação sem fins lucrativos que promove e fortalece os atrativos e diferenciais competitivos de Guarujá para atrair mais turistas e gerar novas oportunidades de negócios nas áreas de hospedagem, gastronomia, entretenimento, comércio e setor de serviços em geral.

Encontro entre representantes da Ilha dos Arvoredos e do trade turístico guarujaense destaca a relevância dessa conquista para o destino Brasil. 

 

Com fins educativos, científicos e de educação ambiental e ecoturismo, a Ilha dos Arvoredos foi projetada nas décadas de 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee para ser um verdadeiro laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente.

Por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (INMAR), a Ilha está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021, apresentando aos visitantes este legado histórico e cultural, e a experiência de melhores práticas para uma atração turística sustentável, compromisso este atestado com a conquista do selo Green Key.

 

Ana Paula Oliva, Conselheira da Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL), Yasmim Garcia da Silveira, Diretora de Conservação Ambiental do Instituto Nova Maré (Inmar), Bruno Tacon Cardoso, Presidente do Inmar, Sandra Chiamulera, Diretora Executiva do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB – Visite Guarujá), Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, pesquisadora da FFEL e Lourival De Pieri, presidente do GCVB – Visite Guarujá

Para o presidente do Visite Guarujá, Lourival De Pieri, “a conquista do selo tem grande relevância para o destino Guarujá. Além de projetar o nosso país no cenário turístico global, será um atrativo único para a cidade de Guarujá. A visitação turística à Ilha dos Arvoredos é uma experiência encantadora e inesquecível”.

Certificação internacional – O selo Green Key é um selo ambiental internacional para instalações turísticas que, desde 1994, tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O Programa Green Key é gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Ilha é único atrativo turístico certificado nas Américas e no Brasil – Mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países possuem a certificação, concedida a instalações turísticas em seis categorias: equipamentos de hospedagem,     parques de campismo, pousadas e pequenas acomodações, centros de eventos, restaurantes e atrativos turísticos.

Desses 4 mil selos em todo o planeta, apenas 97 são na categoria atrativos turísticos (museus, centros de visitantes e parques temáticos), e a Ilha dos Arvoredos torna-se agora o único atrativo localizado nas Américas e do Hemisfério Sul. Os demais estão concentrados na Europa (65) e na Ásia (1). A categoria de Atrações Turísticas é considerada a mais complexa para ser atendida e, por isso, possui poucos selos distribuídos.

Considerando todos os tipos de estabelecimentos, o Brasil reúne, além da Ilha dos Arvoredos, outros sete locais certificados na categoria de equipamentos de hospedagem, localizados nos estados de Paraná (1), Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (4). No site www.greenkey.org é possível verificar a localização e detalhes de todos os equipamentos certificados.

Reconhecimento – Para a conquista do selo, a Ilha dos Arvoredos passou por um processo de avaliação de documentação e de seu sistema de gestão que é pautado nos conceitos do Green Key, além de auditoria externa, realizada no dia 23 de Dezembro de 2023, seguindo rigorosos critérios. Após aprovação, os níveis de excelência devem ser mantidos, pois serão continuamente avaliados em inspeções regulares para manutenção do selo.

Dentre os temas de avaliação para garantir o selo estão a Gestão Ambiental, o envolvimento da equipe, questões relacionadas ao uso de recursos como a água e a energia, procedimentos de gestão de resíduos, o manejo de áreas verdes, a Responsabilidade Social Corporativa, procedimentos administrativos mais sustentáveis, entre outros requisitos. Fotos: divulgação.

Para a pesquisadora e conselheira da Fundação Fernando Eduardo Lee, Profa Dra Priscilla Bonini Ribeiro, “a conquista do selo é a materialização do anseio em apresentar a ilha como uma grande referência ambiental. Nos sentimos extremamente honrados. É motivo de orgulho não apenas para nós, pesquisadores, mas para todos os colaboradores, parceiros e, principalmente, um prestígio e referência para a comunidade, para que reconheçam e contribuam com as ações de preservação do nosso planeta para as gerações futuras”, ressalta Priscilla, que elaborou em sua tese de doutorado o modelo de Educação Ambiental que embasa o programa de visitação.

Foi um trabalho focado durante meses para preparar a documentação e manter os critérios estabelecidos dentro de padrão de excelência que permitiram a conquista do selo. Para Bruno Tacon Cardoso, engenheiro ambiental, presidente do Instituto Nova Maré (INMAR) e responsável pela condução do processo para obtenção do selo, “o título de primeira Atração Turística Sustentável do Hemisfério Sul e das Américas com o Green Key valida o legado que Fernando Lee nos deixou, Brasil já foi protagonistas em sustentabilidade no passado, podemos retomar essa visão e colocar a Ilha dos Arvoredos como um grande símbolo de que é possível termos um mundo sustentável. Mostramos que é possível, agora esperamos incentivar outros pontos verdes no mapa mundial do Turismo Sustentável”.

Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa Green Key no Brasil, expressa sua satisfação: “É com imensa alegria que compartilhamos esta conquista marcante para o Programa Green Key no Brasil. Além de ser um indicador de comprometimento com a sustentabilidade, o Green Key responde de maneira proativa à crescente demanda por um turismo mais consciente e integrado com os temas atuais. O programa Green Key oferece alternativas para turistas que buscam opções de viagem e entretenimento com valores ambientais, sociais e responsáveis”.

Movimento mundial pela Sustentabilidade – Os objetivos do Green Key em todo o mundo é estimular o aumento do uso de métodos operacionais e tecnologias ecologicamente amigáveis e sustentáveis nos empreendimentos, buscando reduzir o uso geral de recursos; além de ampliar a conscientização e proporcionar mudanças de comportamentos dos clientes, colaboradores e fornecedores dos empreendimentos turísticos, e na indústria do turismo em geral. A Educação Ambiental está crescendo no mundo inteiro, e a Ilha dos Arvoredos consolida-se como um exemplo pioneiro em Sustentabilidade no planeta a partir de sua tradicional missão de cunho científico e educacional atrelado à sua essência.

 

Confira mais informações sobre o Selo Green Key:

Green Key Brasil: https://greenkey.org.br/

Green Key Global: https://www.greenkey.global/

 

Sobre o Selo Green

Green Key é um selo ambiental internacional para instalações turísticas. Desde 1994, Green Key tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. O Programa Green Key é gerido internacionalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE). Green Key fornece ferramentas consolidadas para um estabelecimento trabalhar sua gestão ambiental. Os altos padrões ambientais esperados desses estabelecimentos são mantidos por meio de documentação rigorosa e auditorias frequentes no local. Green Key é elegível para hotéis, albergues, pequenas acomodações, parques de campismo, parques de férias, centros de conferências, restaurantes e atrações. O selo mostra que o estabelecimento está comprometido em reduzir o impacto ambiental de sua estadia. O programa Green Key está muito conectado aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2015-2030 abordados pelas Nações Unidas.

Sobre a Ilha dos Arvoredos

A Ilha dos Arvoredos foi idealizada pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, um ambientalista visionário, que projetou na década de 1950 uma ilha privativa autossustentável, com 36 mil m² e localizada em Guarujá, litoral de São Paulo. A ilha possui o propósito de reunir – em um único espaço – tecnologias sustentáveis, preservação de recursos para futuras gerações e um ambiente singular com acesso à história, ciência, cultura e lazer. Tudo isso aliado a um visual paradisíaco fazem da Ilha dos Arvoredos um lugar único.

Sobre a Fundação Fernando Lee

Criada em 1983 por Fernando Eduardo Lee (considerado por muitos o pai da Sustentabilidade no Brasil), a Fundação é detentora da concessão da Ilha e foi idealizada para continuar os projetos neste laboratório a céu aberto em prol da Humanidade. Ao longo de décadas, a Fundação realiza diversos estudos e projetos para promover e difundir conhecimento por meio da natureza científica e ambiental da Ilha dos Arvoredos. Atualmente, em parceria com a UNAERP e o INMAR, dão continuidade ao sonho de seu fundador, e ao implantar o projeto Mundo Sustentável, permitindo ao público interagir com esse legado. O projeto Mundo Sustentável é embasado na tese de doutorado da pesquisadora voluntária da Fundação / Unaerp, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, que criou um modelo de Educação Ambiental usando a ilha para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o protagonismo e a consciência ambiental.

Sobre o Instituto Nova Maré

Formalizado em Setembro de 2019 e idealizado durante mais de 5 anos por seu presidente fundador Bruno Tacon, o Instituto Nova Maré – INMAR tem a intenção de ser um movimento de transformação social que usa a Ciência como base para fomentar o Desenvolvimento Sustentável através de serviços e projetos Socioambientais, sendo exemplo de governança no terceiro setor. O INMAR é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atualmente é formado por um grupo de profissionais multidisciplinares, auxiliando na preservação e renaturalização da região da APA Marinha Litoral Centro do Estado de São Paulo, focados no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, influenciando políticas públicas eficazes e com uma visão ampla e coletiva. E em parceria com a Fundação Fernando Eduardo Lee, realiza a gestão do projeto Mundo Sustentável.

Sobre o GCVB – Visite Guarujá

O Guarujá Convention & Visitors Bureau (GCVB) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 25 de novembro de 2005 e presidida por Lourival de Pieri. Tem como objetivo promover e fortalecer, por meio da iniciativa privada, associações de classe, poder público e todos os interessados, os atrativos e diferenciais competitivos do destino, atraindo cada vez mais turistas a lazer, eventos e, consequentemente, gerar novas oportunidades de negócios nas áreas de hospedagem, gastronomia e entretenimento. O compromisso do empresariado nesse projeto é a construção e o desenvolvimento de um turismo sustentável, independente de eventuais oscilações no cenário econômico e político. A filosofia do GCVB pressupõe manter plena consonância entre as legítimas necessidades e aspirações dos moradores, veranistas e visitantes, atraindo novos investimentos e contribuindo, cada vez mais, com o ingresso de divisas, geração de empregos e distribuição de renda no município.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *