O Carnaval atraiu mais de três milhões de visitantes para a Bahia, porém, o aquecimento do setor de serviços, especialmente do turismo, já é uma realidade desde o ano passado. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE e analisados pela Fecomércio-BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), o turismo foi o grande destaque, com aumento de 11,4% nas atividades do ano passado, o que corresponde ao melhor desempenho anual da série histórica, iniciada em 2011.
Além disso, dentre os 12 estados analisados pelo Instituto, a Bahia registrou o 3º maior aumento no ano passado, ficando atrás somente de Minas Gerais (15%) e Rio de Janeiro (11,5%). E os pares da região tiveram um desempenho bem abaixo como os 1,9% de Pernambuco e até uma queda vista no Ceará de -3,2%.
O ano de 2023 foi muito positivo para o setor de serviços como um todo no estado. Houve um crescimento de 6,7% no ano passado, variação superior aos dos estados da região, Ceará (3,6%) e Pernambuco (2,9%), além de crescer acima da média nacional, de 2,3%. Com esse resultado, foi o melhor ano para os Serviços desde 2016.
O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, salienta que a preferência dos brasileiros pelos destinos de praia favorece esse cenário. “E dado o aumento expressivo nos preços das passagens aéreas, a Bahia se posiciona geograficamente numa condição mais favoráveis que seus competidores da região, como Pernambuco e Ceará, em relação aos principais estados emissores de turistas como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ou seja, a tendência é que para o destino Bahia, seja Salvador, Porto Seguro ou Ilhéus, a passagem fique mais atrativa”, pontua o economista.
Fonte: Tribuna da Bahia –
Foto: Romildo de Jesus-TB