Maratona Cultural de Florianópolis tem edição com mais de 370 atrações gratuitas

Há 10 anos a capital catarinense tem um final de semana dedicado à cultura. Apostando na importância da formação de plateia, da democratização do acesso e da valorização da produção artística regional e das tradições locais, a Maratona Cultural de Florianópolis se consolida como um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina. Para esta 10ª edição, 379 ações culturais serão realizadas gratuitamente, em 15 bairros e 81 espaços, totalizando mais de 50 horas de programação.

Com o propósito de promover o acesso à produção cultural, um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina transformará a cidade em um grande palco nos dias 22, 23 e 24 de março. Nomes como Pitty, Maria Rita e Pato Fu, que se aprseenta no sábado, 23  – também estão na programação. Foto: Dudi Polonis.

 

Como um dos propósitos é a valorização da produção artística local, a iniciativa celebra os 351 anos de Florianópolis homenageando a renomada artista plástica Eli Heil, em um gesto de reconhecimento à sua contribuição para a arte de Santa Catarina e do Brasil. Dentre tantas conquistas, a artista foi a catarinense que mais expôs no Museu do Louvre, em Paris, por exemplo.  Além disso, as manifestações artísticas regionais estarão presentes em diversas linguagens: na música, teatro, cinema, dança, intervenções artísticas e muito mais.

Valorização local e formação de plateia

Nos últimos anos, a tradição açoriana do boi-de-mamão tem conquistado novamente as crianças que moram na Ilha com suas histórias repletas de personagens lúdicos, como a Bernunça e a Maricota.

Para dar ainda mais espaço à tradição, a Maratona Cultural fará um inédito cortejo com diversos grupos de Boi de Mamão existentes na cidade, saindo às 16h, do Largo da Catedral, bem no centro da cidade, no 23/03, e com todos os integrantes se encontrando na Arena Claro, no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, para uma grande roda de Bois de Mamão. Foto: divulgação.

 

No Espaço Maratoninha infantil, ao longo dos três dias de evento, as crianças poderão aproveitar uma série de brinquedos, atividades lúdicas, apresentações de teatro, música, cinema, contação de histórias, oficinas e ainda conhecer um pouco mais sobre as tradições da Ilha com a Roda de Rendeiras, no sábado (23), das 10h às 13h.

“Este espaço tem um papel essencial em nosso evento, pois desde a segunda edição destacamos a importância de fomentar o contato das crianças com a cultura. É um caminho que precisa ser nutrido eformado ao longo dos anos. Sabemos que, hoje, muitos que acompanham a nossa programação tiveram seu primeiro contato com as artes aqui na Maratoninha Cultural”, destaca Paula Borges. Foto: divulgação.

Também tradicional na cultura açoriana, o benzimento voltou às graças dos moradores da Ilha, muito em parte pela atuação da Camila Gomes Benzedeira. Considerada a benzedeira mais jovem de Florianópolis, Camila conduzirá um ritual de benção, no domingo (24), às 9h, na emblemática Praça XV.

Mais da cultura e da história da Ilha de Santa Catarina serão apresentadas nas visitas guiadas que integram a programação da Maratona Cultural de Florianópolis, repetindo o sucesso das outras edições. Na sexta-feira (23), às 22h30, o Guia Manezinho estreia o roteiro “Uma noite no Museu Florianópolis: histórias e lendas da Ilha”, com roteiro dentro do Museu, dedicado à história da cidade. Já no sábado (23), às 22h, é a vez do roteiro “Uma noite na casa da Memória”.

Para fechar a agenda com o Guia Manezinho nesta Maratona Cultural de Florianópolis, no domingo (24), às 15h30, é a vez do “Tour Literário”, com foco na história da Ilha contada por diversos livros e autores. A caminhada cultural “Caminho da Negritude” será conduzida pelo guia Rafael Freitas e levará o público para uma uma viagem imersiva às histórias de luta, resistência e conquistas dos moradores da comunidade mais negra de Florianópolis.

Intercâmbio com artistas do Brasil

Para botar mais brasilidade na programação, a Maratona Cultural de Florianópolis promove um verdadeiro intercâmbio e receberá atrações de sete Estados do Brasil, com apresentações em diferentes linguagens culturais. Maria Rita -foto-, Pitty, Pato Fu e Boogarins, banda goiana que trará projeto especial em homenagem ao “Clube da Esquina”, fundado por Milton Nascimento e Lo Borges, na década de 60, se apresentarão o em um novo espaço pensado especialmente para o evento: a Arena Claro – Palco Eli Heil, que será montada em uma área até então subaproveitada no centro da cidade e que se tornará no principal ponto de encontro do público. Crédito: divulgação.

“A Maratona Cultural de Florianópolis é uma verdadeira celebração da nossa identidade e diversidade cultural. Ao longo de dez edições, temos o orgulho de promover o acesso gratuito à cultura, contribuindo para o desenvolvimento cultural sustentável da nossa cidade. A programação é composta por artistas oriundos de 7 Estados, sendo 13 de cidades catarinenses e 10 de outras cidades do Brasil, o que endossa uma dos nossos principais propósitos: valorizar a produção artística de Santa Catarina”, destaca Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Para mais informações, programação completa e atualizações, visite o site oficial: www.maratonacultural.com ou o instagram @maratonacultural2024

A Maratona Cultural de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural. Apoio: Baía Sul, CDL, Corporate Park, Armazém Rita Maria; Apoio Cultural: Ibagy, Passeio Primavera, Floripa Airport, Habitasul. Patrocínio: Engie, Softplan, Jeep DVA, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis. Incentivo: Bistek, Cassol, Kairós e Claro, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *