Turismo é aquecido na Bahia com eventos em Salvador e na Chapada Diamantina

 

Após quatro dias de atividades, no Centro de Convenções de Salvador, a 3ª Origem Week Bahia foi encerrada, no último domingo (17). A feira de produtos gourmet, da agricultura familiar e da agroindústria, além do artesanato, originários das 13 zonas turísticas baianas, atraiu 22 mil visitantes e gerou R$ 10 milhões em negócios. Foram 320 marcas e 200 expositores reunidos, em uma promoção com investimentos do Governo do Estado. O evento abrigou o 35º Chocolat Festival, onde a Secretaria de Turismo (Setur-BA) divulgou a Costa do Cacau, que oferece o roteiro da Estrada do Chocolate.

“Os visitantes puderam conhecer produtos genuinamente baianos, o que motiva o interesse em visitar as regiões em que eles são produzidos. Com isso, deveremos ter um aumento no fluxo turístico por toda a Bahia, para vivenciar experiências gastronômicas e uma diversidade de outros atrativos que o estado oferece. A Origem Week foi um sucesso, contribuindo para o fortalecimento da nossa economia”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Música, religião e esporte

O domingo em Salvador foi movimentado, também, no Pelourinho, onde o músico Armandinho Macêdo liderou um grupo de dez guitarristas baianos, na edição especial do Brasil Guitarras, com repertório que foi do carnaval elétrico ao chorinho, reunindo mais de mil pessoas no Largo Quincas Berro D’Água.  O evento teve o apoio da Setur-BA, que ganhou uma guitarra baiana da organização, em reconhecimento ao trabalho pela valorização das manifestações artísticas.

“Na Bahia, o evento toma uma outra característica, porque nós temos muitos músicos seguidores da guitarra baiana. É superimportante divulgar esse instrumento, porque ele tem a fusão de várias linguagens, que veio dar na música eletrizada do Carnaval”, declarou Armandinho.

Ainda no domingo, a capital baiana recebeu o Circuito Copa Nordeste de Triatlhon, com 300 atletas, que vieram de 19 estados. A competição foi patrocinada pela pasta estadual do turismo, como parte das ações para promover o segmento esportivo.

No sábado (16), Salvador sediou o Dia Mundial da Juventude Adventista, no Jardim de Alah, com a participação de mais de sete mil jovens de toda a Bahia, que acompanharam palestras e apresentações musicais, tendo o incentivo da Setur-BA. No mesmo dia, o órgão atuou em Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, como patrocinador do encontro envolvendo 500 pessoas, entre ciclistas e acompanhantes, no Chapada Bike Racing. A prova teve percurso pelas belezas naturais de uma das regiões mais procuradas por viajantes brasileiros.

Foto: Tatiana Azeviche – Setur-BA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *