A Chalinga, OTA (Online Travel Agency) 100% nacional que faz parte do fundo Sueco WebRock Ventures, apontou os hábitos de compra do turista brasileiro para passagens aéreas em destinos nacionais e internacionais. O levantamento mostra que 80% dos clientes brasileiros compram passagens aéreas para destinos nacionais com até 90 dias de antecedência.
Já nos destinos internacionais, a antecedência é ainda maior. 70% dos clientes Chalinga reservam a data de voo com, em média, 180 dias de antecedência para destinos fora do Brasil.
Para Fernando Tanaka, CEO da Chalinga, entre os fatores que explicam os períodos de antecedência estão a diferença de valores em relação às reservas feitas de última hora, que podem ser substancialmente mais caras devido à análise do Yield Management, estratégia que visa maximizar a receita por assento, ajustando os preços com base na demanda, ou seja, quanto mais cheio o voo e mais próxima a data de embarque a tendência é que os valores aumentem. “Já as viagens internacionais demandam ainda mais organização, com eventuais necessidades de regularização de passaporte, vacinas e vistos, dependendo do país-destino. Por isso, é comum recebermos reservas com o dobro de antecedência em relação às nacionais”, afirma.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as tarifas de passagens aéreas subiram 47,24% no último ano. A alta se deve pelo valor do querosene de aviação e problemas de manutenção com as aeronaves. O preço mais alto obriga os brasileiros a se organizarem com antecedência para conseguir condições mais baixas e evitar as altas devido ao aumento da demanda.
“Questões como a alta das tarifas fazem com que as pessoas se planejem com maior antecedência e assim garantam preços melhores e até mais tempo para parcelar e pagar a passagem, de maneira que já estejam com a parte aérea quitada no momento do embarque”, completa o CEO da Chalinga.
Sobre a Chalinga
A Chalinga é uma agência online de viagens (OTA – Online Travel Agency) 100% brasileira, fornecendo as melhores soluções online para compras de passagens aéreas no Brasil e no exterior, com o uso de tecnologia de ponta para proporcionar uma experiência satisfatória e segura para o cliente.
Fundada em 2019, a empresa faz parte do fundo de Venture Capital Sueco WebRock Ventures, com sedes em Estocolmo e São Paulo, e que visa o desenvolvimento sustentável e socialmente responsável dos mais diversos negócios no Brasil, como a Finanzero, Qred, Olik, Lara e Score, que, ao lado da Chalinga, são exemplos de empresas de tecnologia que compõem o portfólio no país.
A plataforma investe em soluções de atendimento, como o canal por telefone e WhastApp através do número (11) 5039-1356, com atendimento humanizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. A comunicação também pode ser feita pelo site ou pelo e-mail atendimento@chalinga.com.br, respondida em algumas horas.
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