A Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo chega à 44ª edição e traz os indicadores do mês de fevereiro. Houve pequeno aumento na Taxa de Ocupação/RevPar e leve queda na Diária Média, na comparação com janeiro/24. Nove MRTs tiveram queda nos três indicadores e apenas quatro apresentaram alta, em relação a Janeiro/24.
Das 16 MRTs consideradas, 13 responderam à pesquisa (81,25%), enquanto Coração Paulista, Planalto Paulista e Noroeste do Estado não enviaram respostas. Na análise da relação funcionários X Uhs, fevereiro/24 apresentou índice 0,47, com queda de mais 0,01 ponto (-2,08%) em comparação a janeiro/24. Na comparação com julho/20 (início da série), a queda acumulada é de 0,13 pontos (-21,67%), depois de atingir o mesmo índice do início do estudo no 33º mês.
Aceitação de PET
Nesta edição, a ABIH-SP perguntou aos hotéis sobre aceitar ou não o ‘público’ PET. Pelo 2º mês consecutivo, aceitação ficou acima de 65%. ABIH-SP apresenta, também, os indicadores de categoria (Econômico, Midscale e Upscale) e de posicionamento principal do hotel (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções).
Neste mês, as três maiores faixas de relação despesas X receita (acima de 70%) apresentaram, pela 2ª vez, os maiores indicadores. Isso aponta para a manutenção do aumento das despesas dos hotéis. Acima de 50% deles declararam suas despesas acima de 70%, chegando até a 130%.
Demanda de lazer manteve-se sazonal no mês de fevereiro, com início do aquecimento do corporativo, após o Carnaval. Este movimento justifica a queda da média dos indicadores – no Estado, há mais MRTs com apelo corporativo do que lazer. Houve alguns temas sugeridos para ampliação da pesquisa, como: Share das OTA’s sobre a demanda; % de estrangeiros e brasileiros; volume de apoio do poder público no Turismo, entre outros.
ABIH-SP trabalha incessantemente, junto aos órgãos parceiros, para fomentar o turismo paulista e buscar benefícios, incentivos e soluções aos equipamentos de hospedagem no Estado.
Indicadores iniciais
No total das 16 MRTs 81,25%, as respostas dos associados alcançaram 81,2% em fevereiro (13 MRTs), contra 87,5% em janeiro (14 MRTs).
Representatividade dos 394 municípios das respostas colhidas registrou 74,62% em fevereiro, contra 82,49% de janeiro (325 municípios). Já a representatividade de Uhs dos municípios que responderam (180.710 Uhs no total) somou 53,92% em fevereiro (97.442 Uhs) e 52,60% janeiro (95.059 Uhs).
Total de hotéis que responderam à pesquisa: 3,85% em fevereiro contra 3,00% em janeiro, num universo de 3.224 estabelecimentos. A representatividade de Uhs das respostas, com base no número delas foi de 16,74% em fevereiro (16.310 Uhs) contra 13,42% em janeiro (12.753 Uhs do total de respostas).
Resultado consolidado do Estado
Taxa de Ocupação (Fevereiro/24): 50,67%. Acumulado do Ano: 50,08%. Variação em relação a jan./24: +2,41%. Em relação a fev/19: negativa em –19,79%. A fev/20: +89,44%. A fev/21: +60,70%. A fev/22: +1,77%. E em relação fev/23: negativa em –3,02%.
Diária Média (Fevereiro/24): R$ 401,88. Acumulado do Ano: R$ 404,38. Variação em relação a jan/24: negativa em –1,23%. Em relação a fev/19: +30,52%. A fev/20: +27,21%. A fev/21: +78,96%. A fev/22: +60,30%. E em relação fev/23: +25,90%.
RevPar (Fevereiro/24): R$ 203,63. Acumulado do Ano: R$ 202,48. Variação em relação jan/24: +1,14%. Em relação a fev/19: +4,69%. A fev/20: +13,78%. A fev/21: +187,59%. A fev/22: +63,14%. E em relação a fev/23: +22,10%.
Indicadores por Categoria de Hotéis
Declararam Econômico 47,55% dos hotéis. Midscale: 42,74%. E Upscale outros 9,68%.
Indicadores por Atividade Principal Declarada dos Hotéis
Declararam Corporativo 65,32% dos hotéis. Lazer: 23,39%. E Ambos: 11,29%.
Termômetro de Rentabilidade: Receitas X Despesas FEV/24
Estão com despesas até 30% da receita 1,10% dos hotéis. 8,79% com despesas de 31% a 40% da receita. 8,79%: de 41% a 50% da receita. 10,99%: de 51% a 60% da receita. 17,58%: de 61% a 70% da receita. 27,47% estão com despesas de 71% a 80% da receita. 13,19%: de 81% a 90% da receita. E, por fim, 12,09% estão com despesas acima de 91% da receita.
Fontes de Pesquisa Parceiras: Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela; Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba; Observatório Regional de Turismo e Eventos – Olímpia; Visite Campinas – Campinas e Região; Observatório do Turismo de SP e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP.
ABIH-SP é presidida por Ricardo Roman Jr. O desenvolvimento do projeto da presente pesquisa e a edição do conteúdo são de Roberto Gracioso, que integra o Conselho Fiscal da entidade. A gerente operacional Gláucia Sangiovanni é a responsável pela coleta, tratamento e administração de dados. A íntegra da pesquisa, no link abaixo: