Visite Portugal durante a Páscoa

Com dias de sol a lembrar o verão que se aproxima, a Páscoa é uma excelente altura para visitar Portugal.

Durante este período, as tradições ganham vida em cada rua e lar, com o aroma do folar e a alegria das festividades a fazerem parte do ritual. É um momento de renovação e de união, onde as famílias se reúnem em torno da mesa, celebrando as partilhas, as tradições e a gastronomia.

Nesta altura do ano, as temperaturas já convidam a passear na praia e a banhos de sol e mar, sobretudo no Algarve e na Madeira. Ou a mergulhar na natureza que se renova na primavera numa explosão de cores e aromas, a descobrir nos Parques Naturais no Porto e Norte e Centro de Portugal, no Alentejo ou nas ilhas dos Açores.Portugal é um destino de sol particularmente popular durante as férias da Páscoa.


Barragem da Aguieira ©Paulo Magalhães

E porque não aproveitar para fazer umas compras, procurar as novas tendências e coleções nas lojas de Lisboa e do Porto? Ou para apreciar as especialidades gastronómicas como as amêndoas cobertas de açúcar ou chocolate e os deliciosos folares? No domingo de Páscoa, ao almoço, há que fazer como em boa parte das casas portuguesas e saborear o cabrito assado no forno.

As experiências e atividades de bem-estar ou de relaxamento também são uma opção muito procurada para retemperar energias durante as férias da Páscoa.


Óbidos ©Isabel Pinto

Em Portugal, a Páscoa é uma quadra de profundo significado católico que se celebra por todo o país. Em Braga a Semana Santa vive-se com toda a solenidade da Igreja e tem como momentos altos a 5ª Feira Santa (Última Ceia e cerimónia do lava-pés), a 6ª Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus Cristo), o Sábado de Aleluia (ascensão aos céus) e o próprio Domingo de Páscoa (Ressurreição). Já em Óbidos recriam-se os últimos momentos da vida de Cristo na Via Sacra, e em Castelo de Vide as tradições judaicas enriquecem as celebrações.


Mercado de Loulé ©Associação Turismo do Algarve

Noutros pontos do país há outros motivos para festejar. Em Loulé, são as Festas da Mãe Soberana que atraem muitos visitantes e em Constância as coloridas procissões de barcos nas Festas da Senhora da Boa Viagem. A natureza e as atividades ao ar livre são também muito apreciadas durante as férias da Páscoa, altura em que se podem explorar trilhos destinados a caminhadas, as reservas naturais e outras aventuras ao ar livre em Portugal.

Estas são apenas algumas sugestões de visita, mas decerto irá encontrar muitas mais! E que tal agendar já a sua viagem?

Fonte: Visit Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *