Portugal figura no sexto lugar dos destinos de férias de luxo escolhidos para este ano, no estudo “Hábitos de Férias de Luxo 2024”, levado a cabo pela Condé Nast Johansens num inquérito realizado entre utilizadores do seu site e dos seus guias impressos.
Segundo o guia de referência no setor das viagens de luxo, dos viajantes que declararam deslocar-se para fora do Reino Unido, Espanha surge como destino preferido com 30%, seguida da França com 27%, Itália com 19%, Grécia e Estados Unidos ambos com 17% e Portugal no sexto lugar, com 16% de preferência.
O mesmo estudo revela ainda que 60% dos inquiridos são mulheres e a idade média está acima dos 55 anos. De destacar ainda que o rendimento do viajante de luxo ronda os 100.000 euros por ano, sendo que em média estes mesmos viajantes gastam 8 mil euros.
Já no que se trata de preferências de localização, são os destinos urbanos que pela primeira vez batem os destinos de praia, seguidos dos destinos rurais e campestres e por fim os de Spa e serviços de bem-estar.
Curiosamente, mesmo no segmento de luxo, é o preço do alojamento que continua a ser o fator determinante quando se trata da escolha de um destino. Aliás, para 64% dos inquiridos esse é mesmo o principal motivo a ter em atenção. O clima surge em segundo lugar (62%), depois o custo da viagem (56%) e se o hotel oferece descontos e promoções (54%). A duração da viagem para alcançar o destino e a flexibilidade para cancelar a reserva, posicionam-se em quinto e sexto lugares, com 47% e 43%, respetivamente.
O estudo sobre “Hábitos de Férias de Luxo 2024” revela ainda que 33% dos inquiridos pretende fazer três a quatro viagens em 2024, e 27% apenas duas. Setembro é o mês mencionado por 44% como o preferido para fazerem as viagens, seguido de junho com 39%, maio (38%) e abril ou outubro com 34%.
No que diz respeito à duração das noites que pensa ficar no destino de eleição, quase metade refere que serão entre três a seis, enquanto 27% vai optar por escapadelas de fim de semana.
Para 75% dos inquiridos, o parceiro é a pessoa com a qual pretendem fazer essa mesma viagem, 30% opta pelos amigos e 26% fá-lo-á em família. Na hora de reservar, 68% dos viajantes de luxo preferem fazê-lo diretamente no site do hotel, 56% preferem uma agência de viagens online e 13% numa agência de viagens física.
Quando chegam ao destino é a gastronomia o que gostam mais (73%), enquanto 52% opta pela natureza. A arte e cultura são mencionados por 47% dos inquiridos e 46% gostam de saúde e bem-estar, enquanto 37% prefere o mar.
Já no hotel, a qualidade da cama é requisito para 73% dos questionados, seguido de um bom pequeno-almoço (64%), opções de restaurantes (58%), piscina (49%) e comodidades (44%). Fonte: turisver.pt.