Por Estefãnia –
No ano passado o país recebeu 63% mais turistas do que em 2022. Estudo revela que, assim como a indústria de hotelaria mundial, o Brasil enfrenta desafios para recrutar mão de obra qualificada e que é comum hotéis terem mais de 20 vagas abertas em ritmo acelerado.
Em 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros, 63% a mais do que em 2022, e injetou valor recorde de US$ 6,9 bilhões na economia. Até então, o ano com maior movimentação econômica de turistas vindos do exterior havia sido 2014, com US$ 6,8 bilhões. Em 2023, o setor teve um estoque de mais de 330 mil postos de trabalho, conforme divulgado pelo CAGED.
Segundo o relatório Hotelaria em Números, divulgado pela JLL, empresa internacional de gestão de investimentos, o número poderia ser ainda maior se não fosse a falta de mão de obra qualificada que afeta o setor. O estudo revela que, assim como a indústria de hoteleira mundial, o Brasil enfrenta dificuldades para recrutar mão de obra e que é comum hotéis terem mais de 20 vagas abertas que não conseguem ser preenchidas.No exterior, uma solução encontrada para driblar a escassez de mão de obra é o uso da tecnologia, como no caso dos garçons-robôs e até concierges.
“Os robôs não chegaram para roubar o trabalho de ninguém, mas sim para dar mais performance para um setor que precisa crescer em ritmo acelerado. Essa é uma tendência mundial que acaba de chegar ao país e os hotéis, restaurantes e condomínios que oferecem essa novidade terão um grande diferencial para atrair e atender os clientes”, explica Heleraldo Costa, CEO da Quality Systems, empresa responsável por trazer os robôs para o Brasil.
No caso do garçom-robô, ele tem capacidade para atuar desde pequenos restaurantes até em praças de alimentação de grandes shopping centers, já que sua configuração é personalizada para atender as demandas de cada estabelecimento. Além de registrar os pedidos e fazer a entrega das comidas e bebidas, ele pode ser programado para receber os clientes e conduzi-los até a mesa que estiver liberada, recolher os utensílios usados e levá-los até a cozinha, entre outras funções. O modelo tem capacidade para quatro bandejas de até 10 quilos e bateria com autonomia de 12 a 15 horas.
Já o robô concierge, que é ideal para hotéis e condomínios, tem compartimento fechado para levar os pedidos que só serão abertos mediante senha. Como ele tem sistema de wifi, consegue se conectar com elevadores, com isso, é possível que ele receba o entregador de comida no térreo do prédio e leve o pedido até o quarto do cliente, por exemplo. Ambos os modelos possuem software que pode ser personalizado para atender as demandas do mercado brasileiro, inclusive, referente ao idioma para garantir uma melhor interação com o público. Fonte: JP Turismo.