Hotelaria no Brasil busca a tecnologia para suprir a baixa oferta de mão de obra

Por Estefãnia –

No ano passado o país recebeu 63% mais turistas do que em 2022. Estudo revela que, assim como a indústria de hotelaria mundial, o Brasil enfrenta desafios para recrutar mão de obra qualificada e que é comum hotéis terem mais de 20 vagas abertas em ritmo acelerado.

A performance dos novos equipamentos proporciona rapidez e comodidade aos que utilizam o sereviço.

Em 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas estrangeiros, 63% a mais do que em 2022, e injetou valor recorde de US$ 6,9 bilhões na economia. Até então, o ano com maior movimentação econômica de turistas vindos do exterior havia sido 2014, com US$ 6,8 bilhões. Em 2023, o setor teve um estoque de mais de 330 mil postos de trabalho, conforme divulgado pelo CAGED.

No exterior, o uso de garçons-robôs e até concierges-robôs tem sido a solução – Foto: Divulgação
No exterior, o uso de garçons-robôs e até concierges-robôs tem sido a solução 

Segundo o relatório Hotelaria em Números, divulgado pela JLL, empresa internacional de gestão de investimentos, o número poderia ser ainda maior se não fosse a falta de mão de obra qualificada que afeta o setor. O estudo revela que, assim como a indústria de hoteleira mundial, o Brasil enfrenta dificuldades para recrutar mão de obra e que é comum hotéis terem mais de 20 vagas abertas que não conseguem ser preenchidas.No exterior, uma solução encontrada para driblar a escassez de mão de obra é o uso da tecnologia, como no caso dos garçons-robôs e até concierges.

Com a chegada dos robôs, os serviços ganham mais agilidade e assim um diferencial para driblar a escassez da mão de obra qualificada no país – Foto: Divulgação
Com a chegada dos robôs, os serviços ganham mais agilidade e assim um diferencial para driblar a escassez da mão de obra qualificada no país. 

 

 

“Os robôs não chegaram para roubar o trabalho de ninguém, mas sim para dar mais performance para um setor que precisa crescer em ritmo acelerado. Essa é uma tendência mundial que acaba de chegar ao país e os hotéis, restaurantes e condomínios que oferecem essa novidade terão um grande diferencial para atrair e atender os clientes”, explica Heleraldo Costa, CEO da Quality Systems, empresa responsável por trazer os robôs para o Brasil.

Serviços literários acompanham a evolução dos robôs - Foto: Divulgação
Serviços literários acompanham a evolução dos robôs 

 

 

 

 

 

 

Serviços de bares ganham mais eficiência com os novos avanços tecnológicos - oto: Divulgação
Serviços de bares ganham mais eficiência com os novos avanços tecnológicos.

No caso do garçom-robô, ele tem capacidade para atuar desde pequenos restaurantes até em praças de alimentação de grandes shopping centers, já que sua configuração é personalizada para atender as demandas de cada estabelecimento. Além de registrar os pedidos e fazer a entrega das comidas e bebidas, ele pode ser programado para receber os clientes e conduzi-los até a mesa que estiver liberada, recolher os utensílios usados e levá-los até a cozinha, entre outras funções. O modelo tem capacidade para quatro bandejas de até 10 quilos e bateria com autonomia de 12 a 15 horas.

Sob o controle dos pedidos através de senhas, os serviços ganham agilidade no atendimento, suprindo a baixa na mão de obra qualificada – Fotos: Divulgação.

 

 

 

 

Já o robô concierge, que é ideal para hotéis e condomínios, tem compartimento fechado para levar os pedidos que só serão abertos mediante senha. Como ele tem sistema de wifi, consegue se conectar com elevadores, com isso, é possível que ele receba o entregador de comida no térreo do prédio e leve o pedido até o quarto do cliente, por exemplo. Ambos os modelos possuem software que pode ser personalizado para atender as demandas do mercado brasileiro, inclusive, referente ao idioma para garantir uma melhor interação com o público. Fonte: JP Turismo.

 

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