Empresa aérea anuncia suspensão de voos entre Salvador e interior da Bahia

Por Livia Veiga

A Região Oeste, polo do agronegócio na Bahia, deixa de ter voos diretos para Salvador. De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, que operava rotas em codeshare com a Latam, “devido à uma reestruturação em sua malha aérea, as operações no interior da Bahia – envolvendo os destinos Lençóis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Barreiras, Vitoria da Conquista e Guanambi – foram suspensas por tempo indeterminado”.

Segundo o corpo técnico da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a decisão da retirada da operação dos voos entre Salvador e Barreiras foi da companhia aérea. A decisão impacta o setor do ponto de vista logístico, preocupando moradores também em Luis Eduardo Magalhães e municípios circunvizinhos.

O Oeste baiano concentra os grandes produtores de grãos, importante polo do agronegócio. Conforme a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor totalizou R$ 88,66 bilhões no ano passado, representando um crescimento de 4,2% e uma participação de 21,1% na economia baiana.

Apesar da suspensão das operações entre Barreiras e Salvador, a Voepass aponta alternativas, com vistas a atender à remanda regional: “a rota que liga Barreiras a Brasília (DF) está mantida, com decolagens às segundas, quartas e sextas-feiras de Brasília, às 12h20, e pousos às 13h50 em Barreiras. O trajeto de volta ocorre com saída do município do oeste baiano às 16h e chegada na capital federal às 17h30”, acrescenta.

Em nota, a Secretaria Estadual de Turismo da Bahia (Setur-BA) informa que negocia a manutenção de cinco voos regionais (Lençóis, Paulo Afonso, Guanambi, Barreiras e Teixeira de Freitas), com incentivo fiscal do Estado. O Governo do Estado desenvolve um programa de incentivo fiscal, com a redução na alíquota do ICMS para a compra de querosene de aviação, visando a captação de mais voos regionais, nacionais e internacionais para a Bahia, benefício este que “é proporcional ao aumento no número de assentos e voos para destinos baianos, oferecidos pelas companhias aéreas”.

Ainda de acordo com a pasta, “mesmo com o incentivo fiscal do governo, e para surpresa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a Latam suspendeu as linhas, a partir de 31 de março, alegando “inviabilidade financeira”, o que leva a empresa a abrir mão da redução no ICMS”. Como informa o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, contatos já foram iniciados com outras companhias aéreas para a manutenção dos voos.

“Fomos surpreendidos por essa decisão da Latam. Imediatamente, começamos a negociar com duas companhias, visando assegurar a manutenção das linhas para polos turísticos importantes. As conversas estão bem avançadas e esperamos uma solução, o mais rápido possível, que passa pela especificidade do voo regional. Enquanto isso, a Gol abriu novos voos de Salvador para Vitória da Conquista e Porto Seguro, agora em abril. O Governo da Bahia segue trabalhando firme na atração de mais voos regionais, nacionais e internacionais”, afirma o secretário.

Atualmente, a malha aérea doméstica da Bahia tem ligação com 35 destinos nacionais. Na malha internacional, o estado está ligado a dois países da Europa (Portugal e Espanha) e a três da América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai). Está em operação também o voo charter de Varsóvia (Polônia) para Salvador. Já a conectividade regional oferece ligação com 11 destinos do interior baiano.

Fonte: Tribuna da Bahia – Foto. crédito Gustavo Oliveira – Arquivo Portal Turismo Total.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *