Roteiros inovadores são apresentados na WTM Latin America 2024

Por Márcio Lopes –

Rota do Chocolate da Amazônia no Pará, Rota Cervejeira de Joinville, cafés especiais e natureza nas Montanhas Capixabas são exemplos de roteiros turísticos que pequenos negócios  apresentam na WTM Latin America 2024, entre os dias 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. É no estande do Sebrae que representantes da indústria de viagem e turismo vão ter a oportunidade de conhecer diversos produtos e serviços oferecidos por micro e pequenas empresas (MPE), apoiadas pela atuação de Agentes de Roteiros Turísticos (ART).

 

Rota do Chocolate na Ilha do Combu, no Pará, área de proteção ambiental próximo a Belém. Divulgação.

 

Ao todo serão mais de 30 pequenos negócios, que representarão comercialmente produtos e roteiros turísticos originários de todas as regiões do país, apoiados pelo Sebrae no evento que é considerado um dos mais importantes do mercado global do turismo. Nos três dias, empresários e empresárias participarão de ações de mercado, entre elas 25 apresentações de pitchs para potenciais clientes, que ocorrerão no espaço do Sebrae na feira, rodadas de negócios nacionais e internacionais, inclusive com participação de influenciadores digitais.

“Vamos acompanhar a performance desses pequenos negócios para que eles consigam construir relacionamentos com o mercado, por meio de encontros de negócios”, destaca a analista de Competitividade do Sebrae Nacional Germana Magalhães.

Atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos

Ao longo dos últimos dois anos, o Sebrae tem promovido a atuação de ARTs para o fortalecimento da governança e ampliação turísticas nos estados, com ações de mapeamento, diagnóstico, capacitações e consultorias especializadas. Até o momento, 200 agentes atuaram em 900 municípios de 20 estados do país, contribuindo para o desenvolvimento de 687 produtos de turismo.

De acordo com Germana, os roteiros são construídos com foco no Turismo de Experiência que promovem uma maior interação entre o viajante com a cultura, comida, religião, natureza e a comunidade local, como indígenas e quilombolas, dos destinos turísticos.

“Foram dois anos de intenso trabalho técnico para extrair todo o potencial desses destinos e formatar produtos turísticos de alta qualidade. A ideia é que agora esses pequenos negócios tenham apoio pra acessarem o mercado e encontrem o canal de venda mais apropriado para o seu produto, a WTM é uma grande oportunidade”, acrescenta a analista. Fonte: JPTurismo.

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