O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur SP), Roberto de Lucena, e o presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), Toni Sando, anunciaram na tarde de ontem (15), primeiro dia da WTM Latin America 2024, a realização de quatro projetos voltados para a atração de turistas e negócios para o Estado: a 2ª edição dos roadshows Meu Destino é São Paulo, o lançamento de Lia, irmã da Lina e assistente virtual do turismo do Estado, Unesco divulga Vale do Ribeira e a inclusão de São Paulo na OTA Logitravel e nas agências físicas El Corte Inglés, em Madri, capital da Espanha. As ações serão realizadas também em parceria com a Abear – Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
De acordo com Toni Sando, “os projetos dão sequência à estratégia de comunicação dos destinos paulistas no Brasil e no mundo. É um plano que vem sendo executado em diversas fases, desde o awareness da marca São Paulo até a promoção, gerando relevância, conversão de vendas e negócios e movimentando a economia.”
Depois de destacar as atrações do stand de São Paulo na WTM, entre aa quais as principais atrações turísticas do Estado, Lucena ressaltou a “importância da parceria do poder público e da iniciativa privada para potencializar as ações de promoção de São Paulo no Brasil e no Estado”.
Os projetos
A 2ª edição do B2Live Meu Destino é São Paulo prevê a realização de 10 roadshows em vários estados brasileiros e no Paraguai, com o objetivo de ampliar o fluxo de turistas e valorizar o que o Estado tem de melhor. Os eventos são destinados a agentes de viagem e são promovidos pela Setur SP, SPCVB e Abear.
Os roadshows serão realizados a partir de maio em Foz do Iguaçu (PR), Ciudad Del Este (Paraguai), Maringá (PR), Porto Alegre Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Uberlândia (MG) e Brasília (DF).
Outros seis eventos serão realizados pelo SPCVB em Campinas, São Paulo e Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).
Em 2023, o SPCVB realizou 23 roadshows, que capacitou mais de 2.300 agentes de viagem com informações técnicas e novidades do destino. Para esse ano, a expectativa é reunir mais de 2.000 profissionais.
A segunda novidade é o lançamento da Lia, assistente virtual de turismo para o Estado de São Paulo desenvolvida com inteligência artificial. Ela é “irmã” da Lina, resultado do 1º Hackathon Visite São Paulo, realizado em outubro do ano passado, que tinha como objetivo atender visitantes da capital paulista, oferecendo dicas do que ver e fazer na cidade.
Lia vai ser utilizada pela Setur SP, tanto no site, quanto em totens durante a participação do órgão em eventos, caso da WTM Latin America 2024, onde ela vai mostrar aos interessados as principais regiões turísticas do Estado. Se alguma delas tiver stand no evento, Lia vai informar e direcionar o visitante para lá.
O projeto da assistente pessoal com inteligência artificial, que resultou na criação de Lia e Lina, foi desenvolvido pela RCB Tecnologia há oito meses e é uma iniciativa do SPCVB e Abear.
Unesco e Espanha
Quem acessar o site da Unesco World Heritage, projeto da organização com o Google Arts & Culture, a partir do dia 18 de maio, vai encontrar uma página exclusiva sobre o Vale do Ribeira. O acordo foi fechado entre o SPCVB, Abear e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, com apoio da Setur SP, e vai mostrar tudo o que a região, localizado no sul do Estado, tem para oferecer aos turistas.
Entre as opções, ganha destaque Registro, considerada a capital brasileira do chá; Cananéia, localizada quase na fronteira com o Paraná, é tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco desde 1999; Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que reúne praias, manguezais, restingas, floresta e cachoeira, onde só se chega de barco; Parque Estadual da Caverna do Diabo, com mais de seis mil metros de extensão e uma das mais bonitas cavernas do País; e o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira, com mais de 350 cavernas secas e molhadas.
Outra oportunidade para ampliar a visibilidade do Estado no exterior vem do acordo firmado entre o SPCVB e duas marcas da área de turismo do grupo espanhol Vici: a Logitravel e El Corte Inglés, que vão oferecer pacotes aos interessados em conhecer o Estado. A ação também conta com apoio da Setur SP.
A primeira delas, Logitravel, é uma OTA de destaque na Espanha. Em maio, ela colocará no ar uma página sobre São Paulo, com um pacote que oferece o destino, bilhete aéreo, hotel e locação de carro. São alternativas que podem ser customizadas pelo turista.
A novidade contará com uma ampla campanha de comunicação, que terá duração de pelo menos 40 dias, a ser feita pela Logitravel em banners, landing page sobre São Paulo, blog, redes sociais, newsletter, mídia programática, anúncio em página do El Mundo e na revista Viajar e out of home em aeroportos.
No mesmo período, El Corte Inglés, uma rede de agências de viagem, também vai vender, em suas lojas, pacotes para São Paulo com uma campanha de comunicação que incluirá também banner, blog, posts, redes sociais, além de out of home no Palácio de La Prensa, em Madrid.
Sobre o SPCVB e Visite São Paulo
Constituído há 40 anos, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é o primeiro CVB da América do Sul. É uma entidade privada, com mais de 500 associados, que atua na captação de eventos e apoio a seus organizadores, capacitação de profissionais para o setor e ampliação dos negócios no Estado.
Com a marca Visite São Paulo, foca seu trabalho nos visitantes, criando o interesse de conhecer o que o Estado e a capital têm de melhor para ver e fazer, apoiando a melhoria dos serviços e do atendimento aos visitantes e também por meio de campanhas promocionais.
Foto: divulgação.