Booking.com sugere roteiros perfeitos para os amantes de livros

No dia 23 de abril é comemorado globalmente o Dia Mundial do Livro. A data foi chancelada pela UNESCO em 1995 e traz à tona, todos os anos, o importante lembrete sobre incentivar a leitura. E se folhear as páginas de um livro pode se tornar uma viagem, por que não fazer uma viagem baseada na existência e na beleza dos livros? A Booking.com resolveu se inspirar nesse mundo para sugerir roteiros perfeitos para os amantes da leitura – levando em consideração, inclusive, que quase um quarto (24%) dos brasileiros afirma querer viajar a lazer para conferir atrações culturais*.

Conhecendo bibliotecas e livrarias icônicas pelo mundo

Há muitas bibliotecas e livrarias espalhadas pelo mundo que já se tornaram pontos turísticos obrigatórios, seja porque guardam verdadeiros tesouros históricos, ou pela beleza impressionante e imponente de suas prateleiras. Em Washington, D.C. (EUA), por exemplo, está a maior biblioteca do mundo em termos de coleção, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que abriga milhões de livros e manuscritos, entre outros materiais. Caso o viajante ainda queira se hospedar em uma acomodação que entre no clima de fatos registrados em livros, o The Watergate Hotel Georgetown tem esse nome em alusão ao maior escândalo político norte-americano, que está impresso em diversas páginas que contam a história do país e do mundo.

     

Outro palco de questões políticas de sua época, a Grande Biblioteca de Alexandria, localizada na cidade de mesmo nome no Egito, foi uma das mais notáveis bibliotecas do mundo antigo. Destruído há mais de 2 mil anos, o lendário local ganhou uma homenagem nos dias atuais com a Biblioteca de Alexandria Moderna. A grandiosa instituição cultural foi inaugurada em 2002, embora a concepção dessa ideia tenha tido início em 1974, e abriga um importante acervo de livros, museus e galerias. Para o viajante que quiser seguir uma viagem no tempo, o Windsor Palace Luxury Heritage Hotel é uma acomodação histórica que data de 1906 e traz uma decoração clássica do século XX.

     

Fazendo jus ao campo do conhecimento, é muito comum encontrar bibliotecas grandiosas em universidades em todos os continentes. Aqui no Brasil, por exemplo, a Biblioteca George Alexander, localizada no prédio 2 de uma universidade privada em São Paulo, é aberta para consultas públicas e impressiona por sua arquitetura. Já em Dublin, na Irlanda, está a Biblioteca do Trinity College, a maior do país com mais de 4 milhões de volumes de livros e um visual arquitetônico memorável. Ainda no continente europeu, a Universidade de Coimbra, em Portugal, é uma que chama a atenção com a Biblioteca Joanina. Perto desse último e em pleno centro histórico da cidade, classificado como Patrimônio Mundial da Unesco, está o Solar Antigo Luxury Coimbra, uma acomodação secular com selo Travel Proud que faz o hóspede se sentir dentro de um livro de histórias antigas.

     

E é impossível falar de bibliotecas icônicas sem mencionar o Real Gabinete Português de Leitura, exemplar em terra brasileira localizado no centro do Rio de Janeiro e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. A instituição possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo inteiramente informatizado da ordem de 350.000 volumes – mas o que também chama muito a atenção é a imponência e a beleza da construção. E para um bom leitor, que deseja um roteiro completo em torno das obras literárias, ainda há a opção de se hospedar no Books Hostel e completar uma viagem temática.

     

Livros e Nova York

Nova York é uma cidade que respira cultura e um local onde muitos brasileiros desejam ir. Um roteiro para amantes de livros deve incluir visitas à Biblioteca Pública da cidade e, também, à The Morgan Library & Museum, dois lugares com acervos riquíssimos e um ambiente inesquecível. Depois de passar um tempo passeando e descobrindo as maravilhas literárias guardadas nesses lugares, o viajante pode assistir ao musical “The Book of Mormon” na Broadway, espetáculo vencedor de 9 edições do prêmio mais importante do setor, que faz uma sátira sobre um grupo de jovens missionários mórmons que serão enviados para pregar em duplas em diferentes partes do mundo.

      

Outra opção de roteiro, voltada para os fãs de uma série de livros que narra sobre as fofocas de adolescentes da elite novaiorquina, inclui visitar o The Metropolitan Museum of Art para ver as escadarias onde muitas cenas são relatadas, a Grand Central Station, onde uma das protagonistas faz o seu grande retorno, o Museu da Cidade de Nova York, que serviu de cenário na versão televisiva para a escola frequentada pelas meninas da alta sociedade, e o bairro do Brooklyn, onde morava o personagem revelado como a narradora das histórias.

     

Qualquer que seja o itinerário escolhido, o visitante da metrópole mais famosa do mundo pode optar por se hospedar no Library Hotel by Library Hotel Collection, uma acomodação decorada no estilo de uma biblioteca tradicional americana e que conta com livros por todos os lados – inclusive dentro dos quartos.

 

Embarcando na magia que virou fenômeno mundial

A série de livros sobre um bruxinho que vai para a escola de magia virou um fenômeno mundial e detém uma legião de fãs. Ao ser adaptada para as telas dos cinemas, as gravações foram realizadas em locais inspirados na cidade de Londres, na Inglaterra, que hoje em dia podem ser visitados em tours guiados. Inclusive, em uma recente pesquisa da Booking.com, foi revelado que quase metade dos brasileiros (49%)* se inspira em filmes para visitar locais específicos que aparecem nas filmagens. Para se hospedar na cidade, não há acomodação melhor que uma antiga biblioteca, cuja construção foi iniciada em 1881: o Limehouse Library Hotel é um espaço multifuncional que acolhe um hotel boutique, uma biblioteca e uma escola de artes culinárias.

Em outro país da Europa, há mais um local bastante visitado pelos que idolatram o personagem e sua ficção, embora a questão que o envolva seja controversa. Uma livraria na cidade do Porto, em Portugal, além de ser considerada uma das mais bonitas do mundo, virou atração turística pois há um mito (não confirmado) de que a autora dos livros teria se inspirado na escadaria desse edifício para criar a escola de magia da história. Sendo verdade ou não, definitivamente vale a visita.

     

 

Acomodações para um bom amante da leitura

Além das acomodações já citadas nos roteiros anteriores, existem outras opções de hospedagem que levam os livros e a leitura para os seus nomes e ambientações. Um exemplo em solo nacional é a Pousada Literária de Paraty, uma hospedagem que cria experiências de conexão genuína com a cultura, a história, a floresta e o mar da cidade litorânea. O local, inclusive, é muito famoso pela realização da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), um festival lançado no ano de 2003 e que acontece anualmente, perfeito para quem quer aproveitar a viagem para mergulhar no universo das histórias.

     

Já em Portugal, há o Wine & Books Lisboa Hotel, que une dois elementos perfeitos para um momento tranquilo – o vinho e os livros. A acomodação é uma ótima escolha para mais da metade dos brasileiros (59%)* que afirmam que um tempo de relaxamento é o que os motiva a viajar. O Wine & Books é um hotel que celebra a identidade e a cultura portuguesas através da arquitetura, da arte, da literatura e da gastronomia.

     

Para os 43%* de brasileiros que desejam se hospedar em acomodações únicas em suas viagens em 2024, o café e cama The Old Bookstore é uma joia que o turista vai amar. Situado em Flateyri, na Islândia, o estabelecimento é gerido pela mesma família há mais de um século, tendo sido fundado em 1914. Todo o mobiliário e decoração estão praticamente inalterados desde a abertura nessa casa construída em 1898 e lá é possível comprar livros usados a peso e em muitos outros idiomas.

      

Construído em uma histórica casa de canal do século XVIII, mas mantendo as suas características e arquitetura originais, o Hotel Library Amsterdam foi inspirado na Biblioteca Central (Openbare Bibliotheek) da cidade, localizada em frente ao hotel, e a origem da ideia para que a acomodação tivesse a própria biblioteca. Com estantes do chão ao teto, a biblioteca possui uma vasta seleção de livros, que dá para serem lidos no mezanino com a companhia de um café ou um chá gratuitos durante todo o dia.

     

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

Fotos: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *