A conclusão é do estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, que concluiu ainda que os investidores estão confiantes acerca da aposta em ativos hoteleiros, com cerca de 90% a considerar manter ou aumentar o volume investido no setor turístico no próximo ano.
Com Espanha a liderar a lista dos países europeus mais atrativos para investir em hotelaria, Portugal aparece pela primeira vez em 7º lugar no ranking, demonstrando um grande potencial, tanto pela diversidade de destinos oferecidos (short city break em Lisboa e Porto; praia no Algarve e Comporta; natureza na Madeira, Açores e Alentejo), quanto pela qualidade do serviço, revela o estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, desenvolvido pela CBRE,
O estudo indica ainda que as perspectivas para o setor de hotelaria são encorajadoras, com cerca de 90% dos investidores a planearem manter ou aumentar o volume investido no setor turístico no próximo ano. Um otimismo que tem por base a sólida performance e a resiliência dos ativos hoteleiros.
Ainda assim, o custo do capital surge como principal desafio para os investidores em hotelaria em 2024, impulsionado pelo aumento das taxas de juro. A escassez de mão de obra qualificada também é apontada como um fator que impacta a indústria, bem como a instabilidade geopolítica, tema que os investidores estão a acompanhar de perto.
Duarte Morais Santos, Hotels Director na CBRE comenta: “Os resultados deste estudo indicam que o setor hoteleiro europeu está posicionado para um ano de boas oportunidades. A crescente confiança dos investidores e a forte procura por hotéis em destinos chave são sinais claros de que o setor está resiliente e pronto para enfrentar os desafios futuros. Com estratégias inovadoras e foco no valor agregado e na oferta de experiências, esperamos ver uma contínua evolução positiva no mercado hoteleiro em 2024″.
De acordo com o mesmo estudo, embora os resorts continuem a ter procura, os hotéis localizados nos Central Business Districts (CBDs) são os mais populares entre os investidores. As ‘escapadas’ em cidades (“city breaks”) continuam a ser destinos de eleição, com Londres a manter a liderança no ranking dos destinos mais atrativos.
As estratégias de valor agregado (“value-add”) continuam a dominar, com oportunidades para reposicionar e valorizar ativos a registar maior procura. Entre os investidores europeus, há uma preferência por soft brands em relação a hard brands, com o full-service a desempenhar ainda um papel significativo nas decisões de investimento. Fonte: turisver.pt.