Dia Nacional do Turismo: aventuras proporcionando conexões e novas experiências

 

Por Fábio Marques

Viajar é descobrir um destino novo, é viver uma experiência, é ter seu olhar sobre o lugar. Mais do que isso! Viajar é escrever e contar histórias, é emoldurar memórias e se conectar com pessoas. A partir de hoje, o MTur convida você a embarcar em uma viagem com relatos reais, de pessoas comuns que amam conhecer o Brasil e descobrir, a cada nova parada, as belezas, os costumes, a culinária e a riqueza que esse gigante pela natureza tem a oferecer. Os Viajantes do Brasil vão nos mostrar vários estilos de turistas e como cada um, ao seu modo, vem descobrindo a diversidade dos atrativos turísticos nacionais.

Adepta de um estilo de vida mais saudável, Bruna sempre escolhe destinos de contato com a natureza, associados a atividades de lazer e a prática de esportes recreativos. Crédito: Arquivo pessoal da pergonagem e Ascom MTur.

 

A personagem de hoje é a jornalista Bruna de Pina, de 35 anos, que é apaixonada por viagens e fã do turismo de aventura. Adepta de um estilo de vida mais saudável, ela sempre busca destinos ligados à preservação da natureza, associados a atividades de lazer e a prática de esportes recreativos, sem fins de competição.

Vem com a gente e vamos conhecer essa Viajante do Brasil.

Bruna, o que não pode faltar na sua viagem?

Com certeza contato com natureza e aventura. A oportunidade de viver experiências físicas e sensoriais recreativas que eu me sinta desafiada e que tem esse contato também com o local. Através desse tipo de prática ao ar livre eu me conecto com a natureza, com o lugar, então isso para mim é fundamental nas minhas viagens.

Então nas suas viagens você sempre busca aliar essa prática de aventura ao turismo?

Sim, eu sempre procuro locais que eu possa ter esse contato com a água e fazer alguma prática como surf ou mergulho, ou então atividades como a escalada, com o highline, ou algo do tipo. O importante é ter alguma atividade desafiadora que eu possa usufruir no destino.

E você costuma viajar como? Sozinha, acompanhada, com família?

Eu gosto muito de viajar. Já fiz viagem sozinha, eu e meu companheiro, com família, com amigos. Para mim o importante é cair na estrada.

Para você, qual é a melhor época do ano para se viajar?

Eu gosto muito do Verão. Aproveitar o Verão, espaços com sol, ar livre e esse contato com a natureza. Sem contar que o Verão é delicioso, né?! O Brasil tem tantos destinos lindos de Sol e Praia para aproveitar, nós temos um litoral tão extenso, especialmente o Nordeste brasileiro que tem praias lindas, lugares paradisíacos, então não teria como ser diferente. Essa época do ano é maravilhosa para conhecer o Brasil.

Você costuma fazer algum planejamento para as suas viagens?

Sim, as viagens maiores, que exigem um cronograma maior, tanto de material que eu preciso levar ou de equipamento para praticar alguma atividade esportiva, eu planejo com antecedência, geralmente de um ano, inclusive as compras de passagens aéreas para achar preços melhores.

Com que frequência você é uma viajante do Brasil?

Eu costumo fazer duas grandes viagens por ano e minhas viagens menores, para os destinos mais próximos, elas fluem naturalmente. Conforme surge a oportunidade.

Conta para a gente um pouco da sua última viagem, quando foi, para onde você foi, conta um pouquinho.

Minha última viagem foi no fim do ano passado. Eu fui para um roteiro que eu já fui várias vezes, mas eu não deixo de ir, que é uma ilha na Bahia, um lugar de acesso um pouco mais remoto, mas muito lindo.

Lá eu tive a oportunidade de ter esse contato grande com o local, com a natureza que é de uma beleza natural estupenda. Também aproveitamos para fazer várias práticas esportivas, como mergulho, e lá é um lugar que tem espécies de peixe super diferentes, a gente fez Stand Up Paddle, e aproveitamos a oportunidade para surfar também. Foram cerca de 20 dias curtinho e aproveitando o lugar.

Se você pudesse elencar um destino perfeito pelo Brasil, qual seria?

Com certeza a Bahia, sem erro, toda ela. A Bahia é encantadora e sou apaixonada por aquele estado. Sem dúvida, todo mundo tem que conhecer a Bahia.

E por que viajar pelo Brasil, o que você destaca em viajar pelo país?

O Brasil é muito diverso, né? Então é uma oportunidade muito grande a gente morar aqui e ter tanta riqueza assim. Você vai para o Norte, você tem o contato com uma cultura que é muito diferente, vê uma paisagem natural muito diferente. Você vai para o Nordeste, você vai ter outra, o Sul, outra. Então, tem opções para todos os gostos dentro do nosso país e tem muita coisa para conhecer. Eu sempre viajo pelo Brasil, pelo menos uma grande viagem minha por ano é no Brasil e eu acho que eu não esgotei as possibilidades de coisas que eu tenho para ver e para conhecer.

Continue com a gente conhecendo um pouco mais desses Viajantes do Brasil, que vão nos contar sobre suas experiências pelo país. Acompanhe também em nossas redes sociais @mturismo e conheça um pouco mais desses personagens e suas histórias.

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO – Lançado pelo Ministério do Turismo e o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a ABEAR e as empresas aéreas, o programa tem o objetivo de impulsionar o setor de viagens no país por meio de ações e medidas que serão desenvolvidas pelos envolvidos.

A iniciativa une esforços do governo federal e da iniciativa privada para que mais brasileiros voem e conheçam o Brasil, com a adoção de benefícios como o Stopover. A modalidade, já oferecida pela Gol e a Latam em Brasília (DF) e São Paulo (SP), permite que, com apenas uma passagem aérea, clientes conheçam uma localidade intermediária antes de seguir viagem ao destino final. Fonte: Ascom MTur.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *