A AirHelp alerta para possíveis atrasos nos voos durante a realização dos Jogos Olímpicos, de 26 de junho a 11 de agosto, em Paris. As primeiras estimativas feitas no final de fevereiro revelam um aumento de 125% nas reservas de voos para a capital francesa.
Para além da taxa normal de voos durante as férias de verão, prevê-se um elevado número de pessoas que irá viajar exclusivamente para assistir aos Jogos Olímpicos, sendo que os dados das reservas indicam que os países com maior tráfego de passageiros para França são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e Espanha.
A AirHelp compilou dados sobre as chegadas aéreas a Paris no verão passado, especificamente nas datas em que os Jogos Olímpicos terão lugar este ano. Desta forma, os passageiros podem conhecer a pontualidade habitual dos aeroportos franceses nas referidas datas e o que podem esperar com o aumento do número de voos e a aglomeração de viajantes.
Em 2023, nas datas analisadas, registou-se a chegada de mais de 7 mil voos aos aeroportos parisienses e mais de um milhão de passageiros. Destes, cerca de 48% dos voos não aterraram no seu destino à hora prevista. No caso de Portugal, 912 voos descolaram para os aeroportos franceses durante as duas semanas abrangidas por este estudo com quase 15 mil passageiros a bordo, chegando a horas em 60% dos casos.
Embora existam três aeroportos localizados na cidade, os aeroportos de referência para a maioria dos viajantes que aterram em Paris são Charles de Gaulle e Orly. Tendo em conta a pontualidade dos aeroportos franceses (que não ultrapassou os 65% de voos pontuais nos meses de verão – julho e agosto – do ano passado), o desempenho dos aeroportos parisienses, em particular, contribuiu para piorar os números.
No caso do aeroporto Charles de Gaulle, apenas 48% dos voos que aterraram foram pontuais; em Orly, só cerca de 1.300 voos chegaram a horas (54%); e em Beauvais Tillé – o menos movimentado dos três – a taxa de pontualidade foi de 70% dos voos.
Regra geral, mais de 400 voos chegam à capital francesa todos os dias durante este período. De acordo com as previsões para os Jogos Olímpicos 2024, o dia de chegada a Paris pode variar consoante o país de origem, os dias de férias ou mesmo se houver uma competição que interesse particularmente ao viajante, pelo que a chegada dos passageiros será gradual. No entanto, estima-se que todos os passageiros que viajem para desfrutar deste evento regressarão a casa no mesmo dia em que os Jogos Olímpicos terminam – 11 de agosto – causando, desta vez, grandes multidões de passageiros e voos nos aeroportos de Paris.
A AirHelp recomenda que os passageiros aéreos se informem e estejam conscientes dos seus direitos antes de viajar para Paris, para assistir aos Jogos Olímpicos. Fonte: turisver.pt.