Afroturismo, RS e agenda das artes em Salvador são destaques do Tour Cultural

 

TOUR CULTURAL

# DUDA TAWIL –

 

Guia de afroturismo Rolê Afro foi lançado em Salvador

Na segunda passada, em manhã histórica no Arquivo Público de Salvador, cidade com 82% de sua população negra – a cidade mais negra do mundo fora do continente africano – foi assinado e lançado o Guia de Afroturismo – Salvador Capital Afro. Um sonhado projeto batizado de “Rolê Afro” que se torna realidade e que visa promover e valorizar o legado cultural afrodescendente da primeira capital do Brasil: passado, presente e futuro. A sua história, cultura, arte, gastronomia, religiões e outras experiências em 11 roteiros e 30 pontos relevantes de visitação.
Tomaram a palavra na cerimônia oficial o prefeito Bruno Reis; o secretário de Cultura e Turismo do município, Pedro Conde Tourinho; a professora doutora Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação; Simone Costa, gerente do Núcleo de Ações Turísticas do Prodetur Salvador; Valdíria Lopes das Virgens, proprietária do Wajeum de Mainha (comida afetiva); doutora Sueli Conceição, líder do consórcio Rolê Afro;  e Walter Pinto, subsecretário de Cultura e Turismo.
No final, subiu ao palco sob os aplausos da emocionada plateia todo o comitê do projeto, do qual faz parte a guia de turismo Creusa Carqueija, membro do Singtur-BA, uma das pioneiras do afroturismo na cidade, bem antes dele ser assim denominado. Parabéns a todes!
Autoridades e o comitê do Rolê Afro com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, ao centro (crédito: Duda Tawil – PTT).
 
Caravana da Alegria pelo Rio Grande do Sul
Cerca de 30 guias de turismo da Bahia e outros estados integraram a 35a Caravana da Alegria em viagem de Porto Alegre ao interior do RS, organizada pela experiente Vanderce Ferreira e “meu braço direito e esquerdo”, Laura Rios, como ela bem lembrou no microfone pelas estradas gaúchas, a bordo da excelente “rodonave” (outro termo que adora utilizar, ao invés de ônibus) da empresa Marytur (@maryturviagens), pilotado com maestria e gentileza por Darlei de Mello, o querido Tio Dadá. Antes de partir, em Salvador a excursão teve o apoio operacional da Canguru (@canguruviagenseturismo), de Raimundo Freitas.
A bordo, a alegre turma desfrutou da animação profissional da professora e guia Hilda Burgos, e do bom humor do músico e cantor Saul Avellar (@saulavellar), que, dias antes, tocou seu eclético teclado na ótima festa de Aracaju, a anfitriã do 42° Congresso Brasileiro de Guias de Turismo de 2025, no encerramento do congresso de Porto Alegre. Mas, sobretudo, ele tocou o piano do Palácio Piratini, sede do Governo do RS, pondo toda a galera para cantar com ele o sucesso da Banda Mel, “Baianidade Nagô”, em momento antológico! Nessa visita agendada por Fernanda Braga, do gabinete do governador Eduardo Leite, o animado grupo escutou todas as excelentes informações do seu anfitrião, Willian Affonso, da Secretaria da Casa Civil, e tudo foi registrado pelo fotógrafo oficial do palácio, Álvaro Bonadiman.
Os irmãos Land – Pedro e José – são referência no turismo receptivo gaúcho (crédito: Duda Tawil – PTT).
Então…após o congresso, a caravana começou seu itinerário pelo interior do Estado, visitando Ametista do Sul, São Miguel das Missões e Santo Ângelo. Aí, “la cerise sur le gâteau” ou a cereja do bolo de toda a viagem de uma semana, foi o guia acompanhante Pedro Land (@guiapedrolandguia), idealizador desse roteiro original e exclusivo para este grupo de colegas guias. Com o turismo no DNA, profissional desde seus 14 anos de idade, ele toca com seu irmão José, um dos melhores receptivos gaúchos, a Land Turismo, baseado na Serra Gaúcha.
Mestre na organização de tours, não só gaúchos, mas também para países limítrofes da América do Sul, no turismo exportativo, inclusive com excursão agendada para a próxima primavera até o Chile, nas três cidades visitadas Pedro se valeu da prestação de três excelentes guias locais, a saber: Gisele Rojham em Ametista (@rojhangisele ou @valicetur2023), Bernadete Stapazon Machado em São Miguel (zap 55.99605-8686) e Lorena Rebelato em Santo Ângelo (lorenarebelato19@gmail.com). 
 
O grupo desfrutou do delicioso Pedra Café (55.98462-1292) do casal de peruanos Jackeline e Julio Leon, ali instalado há um ano, e se hospedou no aconchegante Hotel das Pedras (55.99977-3028), dirigido por Rejane Assunção, ambos em Ametista;  em São Miguel ficou no suntuoso resort Tenondé Park Hotel (www.tenonde.com.br)
 
A caravana diante das ruínas de São Miguel das Missões, Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, com o cachorro Chorão, guardião do sítio histórico (crédito: Bernadete  Stapazon -divulgação)
 
Agenda neste finde em Salvador: teatro, cinema e música
 
Com textos de Christian Carvalho Cruz, neste finde é a última oportunidade de ver em cena o ator Marcelo Praddo na peça “Vou Te Contar!” O espetáculo se passa no Teatro SESI Rio Vermelho, em Salvador, às 20h, no sábado e no domingo. Vendas na plataforma Sympla ou diretamente na bilheteria do teatro. No largo de Santo Antônio Além do Carmo, amanhã, sábado, às 19h, tem evento gratuito de lançamento do álbum “J. Velloso e Recôncavo Experimental”, com participações de manifestações culturais, como Caretas de Acupe, Nego Fugido, Samba de Nicinha, capoeira, maculelê e chegança. E na manhã de domingo, às 10h30, numa realização da Coisa de Cinema, no cine Glauber Rocha acontece a projeção de “Capitães da Areia”, de 2011, com a realizadora Cecília Amado para apresentar e debater o filme junto à plateia.
 
Galeria Capra: joia das artes visuais em Ametista
 
Visita cultural obrigatória, imperdível para quem for a Ametista do Sul, a 450 quilômetros de Porto Alegre, é à Galeria Capra (55.98405-1040). Do lilás claro ao roxo mais intenso, a pedra ametista é o cristal da paz, da transmutação, da espiritualidade e da conscientização. A jovem cidade de 32 anos, de 7500 habitantes, toda traçada com ruas largas, é conhecida por ser a capital mundial da pedra, e tem as maiores jazidas do mundo, com potencial de exploração para mais 100 anos. 
 
Dirigido por Cleunice Alves Capra, em ambiente sofisticado e confortável, esse espaço cultural engloba painéis explicativos e interativos, experiências sensoriais, e evidentemente pedras raras e belíssimas, como a maior ametista extraída na cidade, verdadeiras obras de arte da natureza, com o toque final do ser humano que as coloca em  exposição. Na sua loja, há comercialização de gemas e joias em peças únicas e exclusivas. É como uma explosão de cores e formas, uma festa da mineralogia presente no seu território, a arte de distinguir – e apreciar – os minerais. Mais informações: @galeriacapraoficial e www.galeriacapraoficial.com.br
 
O acervo da galeria é composto por geodos espetaculares em exposição (crédito: Cleunice Capra – divulgação).
            
 
O Rio Grande do Sul há de se soerguer! Avante, guri.a.s!
# Duda Tawil é Guia de Turismo e Jornalista colaborador do Portal Turismo Total.
Edição: Nelson Rocha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *